Acompanhantes de Pessoas com Autismo têm desconto na passagem aérea

Querida leitora,

Eu e meu filho amamos viajar.

Quando ele era mais novo tínhamos que fazer uma preparação antecipada com imagens do hotel, do trajeto, do aeroporto, do avião… na verdade era necessário antecipar tudo visualmente para evitar que ele ficasse ansioso.

Depois de um tempo, ele tomou gosto por viajar e esse preparo quase não é necessário. Aliás se anteciparmos muito, ele fica tão feliz e ansioso, que ficamos sem dormir.

Viajar é sempre bom, mas para famílias com pessoas com autismo os desafios são muitos. Pode ser dificuldade de sair da rotina, distúrbios sensoriais, ansiedade ou outro desafio que mantenha o acompanhante sempre alerta.

Mas pode ser um alívio saber que o acompanhante da pessoa com autismo, tem direito a desconto na passagem aérea.

Verdade! A Resolução Normativa nº 280 da ANAC garante um desconto de, no mínimo, 80% no valor do bilhete deste acompanhante em voos nacionais e internacionais.

O procedimento para usufruir desse direito, costuma ser simples e pode ser feito online. É só preencher um formulário que deverá ser assinado por um médico atestando o diagnóstico. Dependendo se as viagens são constantes ou se é uma necessidade pontual de deslocamento, você pode escolher entre os formulários disponíveis:

Há o MEDIF, que é Ideal para quem viaja com menor frequência, pois tem validade de 30 dias a partir da aprovação e o FREMEC, que é Ideal para quem viaja com frequência e tem validade de 1 ano a partir da aprovação.

Depois de escolher a companhia aérea, se informe onde localizar esses formulários no site.

Para evitar transtornos, é importante lembrar de fazer a solicitação com antecedência, pois a análise pode levar alguns dias e adquirir a passagem apenas após a aprovação do seu formulário,

Depois, é só arrumar as malas e aproveitar a viagem. Se quiser, conte como foi a experiência.

Ah: se quiser saber mais sobre como fazer essa antecipação dos eventos, me escreva!

Todas as pessoas com autismo devem ter seus direitos respeitados. Se você tem um familiar com autismo, sinta-se acolhida aqui! Me escreva sobre suas dúvidas ou compartilhe algum desafio se desejar. Será uma honra conhecer você melhor!

Um beijo e até a próxima quarta-feira.

@querotratamento

**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.

Imagem 01: Passaporte Acessível

Imagem 02: Canvas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens