Laura Lima: Gramado: a cidade mais natalina do país

Oie, tudo bem por aí?!

Eu não sei você, mas eu já estou começando a pensar nas festas de final de ano. Ainda mais porque temos mais esperança de que esse ano poderemos confraternizar como nos velhos tempos (antes da pandemia). Será?!?

Mas quando vejo o final de ano chegando meus planos de viagem começam a rondar meu pensamento. Ainda mais, hehehe! Na verdade, eu evito viajar em feriados prolongados, isso inclui Natal e Ano Novo. Mas nada me impede de programar uma viagem para antes ou depois dessas datas, evitando aglomerações e altíssimos preços.

Então quero sugerir e contar um pouco como foi minha visita pela cidade mais linda quando o assunto é festa de final de ano: Gramado. Foi justamente em um final de ano, em dezembro de 2016 que conheci essa cidade encantadora. O roteiro principal foi Bento Gonçalves, mas a liberdade de viajar de carro pelo país garante o que eu chamo de “viagem dentro da viagem”.

Vou contar um pouco como foi essa viagem

Ainda no Rio Grande do Sul fomos conhecer Gramado: amor à primeira vista. Já pelo caminho (Bento Gonçalves – Nova Petrópolis – Gramado) fomos recebidos por um corredor de hortênsias. Ao chegar no centro da cidade me senti transportada para um mundo mágico, visual e encantado. Gramado é uma cidade para se apreciar, olhar com calma e sonhar.

Decorada para as festas de final de ano, somos convidados a conhecer o “maior Natal do mundo”. A programação Natalina é um show à parte e costuma começar em outubro e terminar no início de janeiro. Como ficamos só um dia a ideia era assistirmos os espetáculos no começo da noite, mas infelizmente, por conta da chuva resolvermos voltar. Sem problemas, porque assim já escolhemos o destino da próxima viagem de final de ano. Que – ainda – não aconteceu…

Na Internet é fácil achar a programação completa desde ano do Natal de Luz de Gramado, no site oficial do evento. As festividades estão na 36º edição e iluminará as ruas e praças, do que eles chamam de Cidade Mágica do Natal, de 28 de outubro de 2021 a 30 de janeiro de 2022.

Destaque também para a gastronomia, com diversos lugares charmosos e de todos os preços para comer e beber. Não se esqueça de experimentar os tradicionais chocolates da região.

As atrações turísticas em Gramado, além do Natal, são variadas – museus e parques. Fique atento aos preços das entradas na alta temporada, vale a pena a pesquisar e comprar pela internet. Tentamos conhecer o famoso Museu de Cera e do Automóvel, mas tudo muito cheio e salgado.

Optamos por conhecer o Parque do Lago Negro com entrada gratuita, que inicialmente chamava-se Vale do Bom Retiro. Porém após um incêndio que destruiu a mata local, o lugar foi reconstruído com o Lago e decorado em árvores importadas da Floresta Negra da Alemanha, que originou o nome Lago Negro. Ideal para um passeio com as crianças e uma pausa para o chimarrão.

Entre tantos encantos, fique atendo a arquitetura de Gramado. Cada casa, prédio ou comércio guarda uma surpresa aos olhos e o coração, com suas ruas coloridas naturalmente pelas flores e jardins. Para concluir: se você não conhece Gramado, inclua nos seus próximos planos de viagem.

Quem sabe nos encontramos por lá para um café?!?

Um beijo e até o próximo Check-in da Lau

 

Laura Moura Lima

**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.

 

Imagens: Arquivo da colunista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens