Pedro Sena: Perfis de Investidor: Saiba quais são e qual se aproxima mais do seu!

Uma das formas de iniciar o Planejamento Financeiro familiar ou pessoal é logo no início identificar as necessidade e características específicas dos indivíduos. Vários aspectos devem ser levados em consideração, mas talvez o principal seja identificar os perfis dos investidores.

De modo geral ainda mais no momento do primeiro contato com o mercado financeiro é comum as pessoas se perguntarem qual o melhor investimento do mercado. Como resposta a isso só existe uma: Ele não existe.

O melhor investimento é de certo aquele que melhor se adequa às metas, prazos e realidade de cada um. Por esse motivo não é preciso apontar “a melhor aplicação do momento”.

Vamos aos perfis de cada investidor

Definir esses perfis são a forma de identificar o gral de risco que os investidores conseguem tolerar. Cada tipo e produto de investimento possui um risco próprio, isso pode ser entendido como sua volatilidade.

Certas pessoas têm menos tolerância em ver o patrimônio acumulado sofrendo quedas acentuadas, e preferem ter mais constância nessas aplicações, mantendo oscilações menores e sempre no positivo, já outras, conseguem lidar melhor com quedas expressivas, por terem prazos e convicções que a fazem mirar em maiores rentabilidades no longo prazo.

Existem diversas formas de classificar os risco, mas eu costumo optar por três principais que são as mais utilizadas e definem bem cada grupo.

 

O conservador

Essas pessoas que se enquadram nesse perfil têm maiores receios e aversão a perdas em suas aplicações, não se sentem confortáveis tendo investimentos de alto risco na carteira. São considerados mais disciplinados, dedicados e não diversificam muito suas aplicações.

Tendem a ter um gral mais baixo de conhecimento sobre investimentos e mercado, o que justifica a melhor adaptação a grandes bancos que à corretoras, com isso acabam se tornando investidores de caderneta de poupança.

O moderado

Aqui nesse grupo as pessoas começam a sentir mais confortáveis em  relação ao mercado dando maior abertura em suas carteiras para a diversificação de seus investimentos. Aceitam maiores mudanças, oscilações de preço e novidades, mas ainda assim precisam dedicar um tempo a sua adaptação nesses novos contextos pra assim se manterem confortáveis.

Investidores Moderados diversificam suas carteiras de modo gradativo, com estudo, auxílio de terceiros mais experientes e planejamento, de forma racional e sem se exceder. Com isso conseguem fazer boas escolhas e resultados constantes no médio e longo prazo.

Entretanto, apesar disso, ao menor sinal de desconforto e grande variação eles optam por rever suas estratégias e dar uns passos para trás em direção a ao conservador.

 

O sofisticado

Já nesse último e mais restrito grupo de investidores, eles normalmente jà entendem que o risco tem uma correlação com o retorno e que para grandes ganhos ele é parte fundamental. Nesse momento as carteiras tem boa parte de seus ativos expostos a riscos bem mais elevados que nos grupos anteriores.

Mais uma característica presente aqui é o mais elevado gral de conhecimento dos indivíduos em relação a finanças e mercado de modo geral, além de periodicamente acompanharem relatórios, notícias e outros dados mais técnicos relacionados as suas aplicações e também de micro e macro economia.

Quero frisar que nesse assunto não existe resposta certa e nem resposta errada, mas sim o que te faz sentir confortável e confiante frente ao que fazer com seu patrimônio.

Curioso pra descobrir qual é o seu perfil e como dar os primeiros passos? Pra solucionar essas e outras questões pode entrar em contato comigo através do portal e das minhas redes sociais

Fiquem ligados acompanhando o nosso Portal, curtam o Canal do Andreoli: youtube.com/canaldoandreoli e também nossas redes sociais para não perder nada, pois continuarei semanalmente destrinchando o mercado.

Aqui deixo o convite para seguirem também meu Instagram “@planejapedro”, em breve teremos conteúdos lá também.

Pedro Sena

**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.

Imagem: Freepik

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens

Escolhas

Recentemente participei de um evento para incentivar meninas e adolescentes a escolherem carreiras STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes- Arquitetura e

Leia mais