Breno Sales: Finlândia – A terra do Noel

Olá leitores, estamos nos aproximando do Natal e está semana vamos começar a falar dos países que tem ligação com esta data celebrativa, o Europa Mundo nesta Terça-Feira embarca no fantástico mundo da Fino-Escandinávia, este país é repleto de surpresas que te deixará em êxtase. Você já se imaginou viajando para um país onde você não conhece a língua, conhece pouco da história e não faz ideia de como é o clima, as pessoas, o lugar? Está coluna tem este intuito, despertar o interesse por lugares diferentes, e a Finlândia é um ótimo exemplo disso, é pouco conhecido por nos brasileiros, mas é realmente esplendido. Você sabia que o Papai Noel vive ali?

A capital da Finlândia é Helsinque, a moeda utilizada é o Euro, e a sua entrada na União Europeia aconteceu em 1995, este país possui a menor densidade populacional da Europa, e atualmente é um dos países que mais faz reciclagem no mundo.

 A educação finlandesa é uma das melhores da Europa, muitas pessoas vão até o país para fazer pós-graduação, ou uma especialização. Uma curiosidade é que quando uma pessoa finaliza o doutorado ela ganha uma cartola e uma espada, esta tradição que simboliza a responsabilidade desta pessoa em defender tudo aquilo que recebeu durante os estudos com integridade.

Uma das línguas utilizadas neste país é o Sueco, parece meio estranho, mas a Finlândia até o ano de 1809 fazia parte da Suécia. Além do sueco o finlandês é a língua oficial deste país.

O clima finlandês é bastante complicado, a maior parte do ano faz muito frio, ou chove bastante, sem contar a neve e a falta de luz solar, porém os finlandeses com suas tradições se viram bem. Neste país existem mais saunas do que carros, eu estive neste país várias vezes, e uma vez eu por engano entrei em uma sauna no aeroporto, mas não ache um absurdo, é cultural, existem saunas em escolas, em comércios, em edifícios do governo e em quase todos os lugares imagináveis. Se você gosta de sauna este é o seu país.

O país que mais consome café per capita, acredite, não é o Brasil nem tão pouco a Itália, mas sim a Finlândia, calcula-se que um finlandês consome cerca de 12 quilos de café por ano, é cafeína demais, o que nos resta descobrir é se o cafezinho é tão bom quanto o nosso!

De acordo com a tradição americana o Papai Noel vive no Polo Norte, porém a versão inglesa o bom velhinho, reside nas montanhas de Korvatunturi na Lapônia, uma região que abrange vários territórios inclusive a Finlândia. Eu acredito mais na versão inglesa, o local onde supostamente o papai Noel é a própria representação da história do velhinho que construía brinquedos de madeira para as crianças.

Uma outra curiosidade que me lembro é que quando andávamos pela cidade de carro, os motoristas sempre mantinham muita atenção no transito e dirigiam com maestria, o transito era impecável, todos respeitavam os sinais e a velocidade da via, e eu questionei um finlandês o porque de tamanha atenção no transito já que em outros lugares da Europa infelizmente não funciona assim, e ele me disse que as multas de transito eram calculadas na proporção que cada um tem de renda, ou seja, quanto maior sua renda maior o preço da multa. Outra lei obrigatória é sempre manter os faróis acessos não importa a hora e o local.

A Finlândia não é um país barato para se visitar, bebidas alcoólicas e casas noturnas são caríssimas, muitos finlandeses que estão na capital aproveitam a proximidade que estão da capital da Estônia Tallin e vão até o país comprarem bebidas, cigarros e aproveitarem as festas estonesas. De fato, é uma viagem bem simples, basta pegar um barco que mais parece um cruzeiro de luxo e em duas horas você já está no país vizinho.

Os finlandeses são muitos receptíveis, seu turismo eu diria é único, você pode aproveitar para conhecer construções dos tempos medievais que estão intactos, ou acampar em iglus de vidro em locais isolados, e se você for na época certa do ano poderá até mesmo ver a aurora boreal ou o Papai Noel viajando no seu trenó.

A culinária finlandesa é rica em ingredientes saudáveis, a batata como em todo território nórdico é a base da alimentação, peixes como salmão são consumidos diariamente e a carne de caça é bem comum entre os finlandeses, não é à toa que o Papai Noel está meio gordinho.

Nähdään myöhemmin (até logo) nos vemos na próxima terça!!

Breno Sales

**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.

Imagem 01: https://br.educations.com/study-guides/europe/study-in-finland/

Imagem 02: https://www.mileumaviagens.com.br/laponia-finlandia/

Imagem 03: https://epocanegocios.globo.com/

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens