Priscilla Bisognin: O brownie perfeito

brownie

Todos nós temos dias estressantes em que no final do expediente sentimos que merecemos a indulgência máxima dos doces: brownie! Cremoso e com muito chocolate, uma colherada doce e generosa desse bolinho cremoso e quase que uma porção de felicidade instantânea, por isso, essa é uma receita que vale muito a pena ter no seu repertório!

 

Apesar de parecer muito com um bolo de chocolate, a proporção dos ingredientes e o modo de preparo é bastante diferente, o que acaba levando muitas pessoas a cometerem erros na hora de fazer este prato. O teste do palito (uso de um palito de dente para testar se a massa está assada), por exemplo, não se aplica ao brownie, já que ele fica muito mais cremoso do que um bolo tradicional. Uma das melhores formas de ver se o brownie já está assado, é verifica se nenhuma região da massa continua muito ‘líquida’ na assadeira, e se o a parte superior tem uma camada fina que começa a craquelar.

 

Além de não assar demais, para não ressecar o produto final, é importante nunca bater demais a massa depois que já tenha sido acrescentada a farinha: isso desenvolve as proteínas do trigo e dá rigidez a massa, o que não é desejado. Sempre coloque a farinha no final, e nunca na batedeira ou com um fouet, sempre com uma espátula e com movimentos suaves.

 

O modo de preparo da maior parte das receitas de brownie é bastante semelhante, geralmente a maior variação entre as receitas está na proporção de manteiga e chocolate. Além disso é possível usar chocolate amargo e açúcar mascavo, caso se queira um resultado menos enjoativo. Para mim uma quantidade maior de chocolate em relação a manteiga realça muito mais o sabor do chocolate, além de diminuir a sensação de gordura no paladar. O uso do açúcar mascavo traz mais complexidade ao sabor do que a doçura simples do açúcar refinado, por isso minhas receitas favoritas de brownie sempre levam bastante chocolate e açúcar mascavo, como esta que eu compartilho hoje com vocês, adaptada do livro Tartine de Elisabeth M. Prueitt e Chad Robertson.

 

Brownies

Ingredientes:

170 g de manteiga sem sal

455 g de chocolate picado (ao leite ou amargo, dependendo da sua preferência)

130 g de farinha de trigo

5 ovos

395 g de açúcar mascavo

½ colher de chá de sal

 

Modo de preparo

Inicialmente preaqueça o forno a 180 °C e unte uma forma retangular. Junte a manteiga e o chocolate picado em um recipiente que possa ir ao micro-ondas e derreta estes dois ingredientes juntos. Em seguida bata os ovos com o açúcar com a ajuda de uma batedeira, até a mistura esteja aerada e esbranquiçada. Agregue o chocolate derretido com a manteiga à mistura de ovos, e incorpore bem. Por fim misture gentilmente a farinha e o sal, com uma espátula, cuidando para que toda a farinha seja incorporada na massa, porém sem trabalhar demais a massa para manter a cremosidade. Coloque a massa sobre a assadeira reservada e leve para assar até que o topo esteja craquelado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens