Kacau: BrandZ 2022 aponta as marcas mais valiosas do mundo

O mercado atual é movido pela tecnologia e inovação das marcas que disputam através de seus produtos e serviços um espaço altamente competitivo.

A competição faz com que o ranking oscile com rapidez modificando as posições de uma hora para outra.

De acordo com o levantamento da BrandZ deste ano, realizado pela Kantar, líder global de inteligência de mídia, o valor total da lista com as 100 marcas globais mais valiosas cresceu 23%, chegando a quase US$ 8,7 trilhões.

O quadro é considerado muito bom se avaliarmos as condições de mercado como a alta da inflação e uma economia global completamente imprevisível, principalmente em tempos de pandemia.

Vejamos as marcas que se destacaram no TOP 10 do ranking com seus respectivos valores de mercado:

1. Apple – US$947,1 bilhões
2. Google – US$ 819,573 bilhões
3. Amazon – US$ $ 705,646 bilhões
4. Microsoft – US$ 611,460 bilhões
5. Tencent – US$ 214,023 bilhões
6. McDonald’s – US$ 196,526 bilhões
7. Visa – US$ 191,032 bilhões
8. Facebook – US$ 186,421 bilhões
9. Alibaba – US$ 169,966 bilhões
10. Louis Vuitton – US$ 124,273 bilhões

Em relação ao ano passado, a Apple cresceu 55% e o Google 78%, o que justifica a liderança de ambas no topo do ranking.

O surpreendente é que além das Big Techs, as marcas de luxo também estão crescendo com bom desempenho. Dados da Kantar apontam que as marcas deste segmento cresceram com alta de 45% a 46% respectivamente.

Além da LV estar em décimo lugar, a Cartier por exemplo, que não está entre as 10, mas na lista das 100, teve o crescimento mais rápido, aumentando seu valor em 88% este ano.

Marcas como Hermès, Gucci, Chanel e Zara também estão na lista das 100, seguidas por Nike e Adidas.

Outras marcas também dobraram seu valor em relação ao ano passado, tais como YouTube com o valor de US$ 86 bilhões ocupando a 24ª posição, Tesla com US$ 75 bilhões em 29° lugar e Hermès com US$ 80 bilhões em 27°.

No ranking das 100, algumas novas marcas apareceram pela primeira vez, foram os casos da Aramco, empresa de óleo da Arábia Saudita que ficou em 16ª posição, Infosys, empresa indiana de tecnologia em 64ª e a Kuaishou, dona do aplicativo de vídeo mais popular da China que ficou em 82°.

Marcas da indústria de automóveis como Toyota, BMW e serviços bancários como Mastercard American Express também estão na lista, porém, as empresas de tecnologia ainda somam maior presença.

Todas estas marcas tem como objetivo inovar em produtos e serviços para atender a um consumidor cada vez mais exigente.

Por isso, as novas formas de produzir, valorizar, negociar e vender tem se transformado muito e ao mesmo tempo pressionado ainda mais as marcas que precisam estar preparadas para lidar com situações e desafios específicos como a falta de suprimentos e energia, guerras, e inflação.

Com a economia agitada, estas marcas precisam estar sempre crescendo e inovando com muito esforço e trabalho para se manterem no mercado em posição de destaque, com uma boa conexão com o consumidor a fim de fidelizar os clientes.

Para se manter neste ranking, não basta oferecer bons produtos, é preciso oferecer benefícios que vão além, ter a solução antes que o problema apareça, valorizar o consumidor, agregar valores aos produtos com sustentabilidade e responsabilidade social, desenvolver produtos que facilitem a vida de todos criando um elo maior e estreitando os laços entre a marca e quem a consome.

Por Kacau

Imagem de Capa: Pixabay

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