Kacau: Como o TikTok está ganhando a atenção das marcas

O TikTok começou na China, oferecendo efeitos divertidos para vídeos curtos que geravam puro entretenimento.

Mas em pouco tempo, a plataforma se transformou em um sucesso absoluto e também em uma grande ferramenta do marketing digital, principalmente pelo fato dos vídeos estarem no auge.

Criatividade, autenticidade, boa música, humor e efeitos top!
Com tantos recursos oferecidos, basta ousar e soltar a imaginação para produzir um conteúdo que pode viralizar a qualquer momento.

Para se ter uma ideia do sucesso do app, em setembro de 2021, o TikTok ultrapassou a marca de 1 bilhão de usuários ativos mensais em apenas 5 anos, sendo que Facebook e Instagram levaram praticamente 8 anos para alcançarem esse número.

Pesquisas revelam que a plataforma é um excelente lugar para a descoberta de novos produtos, e por essa razão, as empresas e marcas estão explorando esse canal para otimizar a conexão com o seu público, visando engajamento e estratégias para alavancar as vendas.

Dados da Nielsen Media Research, coletados em Agosto de 2021 sobre o TikTok, são bem animadores para as marcas e empresas que já estão ou que pretendem investir na plataforma.

Entre os mais interessantes e curiosos temos:

  • 67% dos usuários relatam que o TikTok incentiva a compra, mesmo quando eles não tem a intenção de comprar.
  • 67% dos usuários também afirmam que não se importam com a quantidade dos anúncios exibidos quando estes são engraçados e divertidos. O que mostra que o humor realmente é quesito básico para a plataforma.
  • 72% dos usuários se mostram interessados em saber mais sobre os produtos e marcas que aparecem nos vídeos e anúncios do TikTok.
  • 72% dos usuários entram na onda e participam das hashtags iniciadas pelas marcas ou pelo canal. Prova disso, foi a hashtag #TikTokMadeMeBuyIt (TikTok me fez comprar isto), que ultrapassou 7 bilhões de visualizações em dezembro de 2021, mostrando o real interesse do público pelos produtos que estavam no auge do momento.
  • 73% dos usuários afirmam que a conexão que sentem com as marcas, é bem maior no TikTok do que em outras plataformas.
  • 80% dos usuários se identificam com o conteúdo e com a linguagem do TikTok.

Enquanto isso, dados da plataforma do próprio TikTok, revelam que 66% dos usuários tem menos de 30 anos, e o público maior está entre 16 e 24 anos, o que faz do app um verdadeiro point da Geração Z, mencionada na matéria anterior  Quem é o Consumidor da Geração Z?

É importante destacar também, que de acordo com outra pesquisa feita pela Statista, somos o segundo país que mais usa o app, só perdendo para o chineses, ou seja, são aproximadamente 4,72 milhões de usuários brasileiros na plataforma, com 60% de um público totalmente feminino, e pasmem: segundo a App Annie, companhia de análise do mercado mobile, o brasileiro gasta aproximadamente 6 horas por dia no Tiktok, o qual também é o aplicativo mais baixado no país.

O aplicativo também é o local onde o áudio ganha popularidade, pois é impossível produzir um vídeo sem acrescentar a ele um hit interessante dando mais vida ao conteúdo, e novamente, dados do Tiktok revelam que 88% dos usuários consideram o som fundamental para a criação dos conteúdos, e 50% afirmam que os vídeos musicais são mais envolventes, sem contar que a música ajuda a associar marcas e produtos, os tornando memorizáveis, por isso, a importância da identidade sonora.

O Tiktok também sai na frente porque diferente do Facebook e do Instagram que reduziram absurdamente o alcance de suas postagens, a menos que sejam impulsionadas $$$, o algoritmo do TikTok foi planejado para entregar o conteúdo mesmo sem que o perfil tenha seguidores, porque a entrega é feita para quem mostra interesse pelo conteúdo, o que faz ela ser bem maior.

Para superar ainda mais a concorrência, a plataforma anunciou recentemente, em março deste ano, que agora os vídeos passam a ter um tempo limite de 10 minutos, e em breve também terá Stories, enquanto que o Instagram estacionou com um Stories de 15 segundos e está se preparando para aumentar os 60 segundos do Reels para 90, apenas.

O fato é que o TikTok oferece ferramentas dinâmicas, divertidas e criativas onde as marcas podem personalizar seu conteúdo trabalhando com um orçamento flexível e bem segmentando ao público-alvo, descobrindo também novos consumidores e ganhando cada vez mais audiência com um investimento baixo.

Além de tudo isso, a plataforma promove um conteúdo ativo que interage com o público promovendo engajamento, fidelização e um relacionamento a longo prazo entre marca e consumidor.

Por Kacau

Imagem de Capa: Pexels by Cottonbro

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