Letícia Bellusci: Porque não tenho libido?

Frase muito escutada no consultório de ginecologia e nas rodas de conversas entre amigas. Mas afinal porque temos diminuição na libido? Falta de vontade de namorar? Às vezes até aversão ao sexo? Existem inúmeros fatores, e somente uma boa conversa com seu ginecologista ou sexólogo poderia elucidar essa questão. Mas gostaria de trazer algumas informações que possam guiar vocês. Mas se você tem essa queixa, não deixe de falar para seu médico! Isso não é normal! Sexo é um fator muito importante para nossa saúde e qualidade de vida!

A falta de vontade de namorar é multifatorial, e por isso precisamos estar atentos a nossa rotina diária para conseguir melhorar. A principal causa é fator emocional. Se não estamos bem com nós mesmos, com “nossx parceirx”, ou com algum problema que não conseguimos resolver, dificilmente teremos vontade de namorar. Sexo, talvez, seja a última coisa que pensaremos. Por isso, não adianta ir atrás da pílula mágica que aumenta a libido e não resolver questões pessoais, conversar com seu “parceirx”, melhorar sua autoestima. Além disso, precisamos nos conhecer! A maioria das mulheres não sabe como gostam de sentir prazer, ficando difícil para o seu ‘parceirx” descobrir sozinho, não é mesmo? A masturbação feminina é um tabu que estamos aos poucos conseguindo quebrar, e isso com certeza, melhora a relação da mulher com seu “parceirx” e consequentemente a libido. Então o primeiro passo para quem tem essa queixa é se conhecer, perceber se algo na vida está em desequilíbrio, e depois descobrir sozinha ou com o ‘parceirx” como gosta de sentir prazer!

Outra causa de queda na libido que devemos ficar atentas é o uso de alguns antidepressivos e anticoncepcionais; os quais ainda são usados de forma indiscriminada. As mulheres que estão na fase do climatério (“período da menopausa”), também costumam sofrer muito, e podem se beneficiar de tratamentos específicos. Por isso, sempre que tiver esse sintoma, é necessário avaliar o uso de medicamentos e conversar com seu médico.

Meu recado hoje é para vocês se cuidarem mais, se conhecerem, não se esquecerem de vocês. Vivemos tentando agradar os outros e na maioria das vezes não agradamos os outros e nem nós mesmos! Se não estão com vontade de transar ou não sentem prazer algo está errado! E você não é obrigada a nada! Se não tem vontade, não transa, tente descobrir porque isso está acontecendo! Procure ajuda e permita-se um pouco mais, quebre algumas crenças limitantes! Seja feliz!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens