Jorge Lordello: Cuidado com a falsa aplicação de vacina!

Muitos vídeos têm circulado nas redes sociais e em grupos de WhatsApp mostrando profissionais da área da saúde simulando aplicação da vacina em idosos. Parece inacreditável, mas está acontecendo essa desumanidade. A intenção, ao que parece, é subtrair as doses de vacina que deveriam ter sido aplicadas e vendê-las no mercado negro.

Até agora, vislumbrou-se duas modalidades de fraude:

1) A agulha é introduzida na pessoa e retirada rapidamente, mas o êmbolo não é acionado.

2) A seringa contém somente ar, que é aplicado no braço do paciente. Em Maceió e Goiânia, a fraude foi detectada e os profissionais afastados do serviço imediatamente. Só esqueceram de levar os casos para o Delegado de Polícia local, pois entendo que se encontram tipificados os crimes de apropriação indébita e lesão corporal dolosa.

Amigo leitor, todo cuidado é pouco, portanto, fique atento ao protocolo recomendado pelo Ministério da Saúde:

1) A pessoa a ser vacinada deve levar documento com foto, CPF e carteira do SUS, se tiver.

2) O profissional da área da saúde, após fazer a conferência da documentação, deve informar a origem da vacina e dizer qual a data de retorno para receber a segunda dose.

3) Em seguida, o colaborador deve mostrar o frasco contendo o imunizante e fazer a aspiração com a seringa na frente do paciente.

4) O próximo passo é realizar a aplicação da vacina no braço, geralmente o esquerdo.

5) Ao final da aplicação peça para o colaborador da saúde mostrar a seringa para verificar se realmente o imunizante foi injetado.

6) Entrega dos documentos pessoais do paciente e formulário com anotação para a data de retorno para aplicação da segunda dose. Por último, indico ir tomar a vacina com parente ou amigo, sendo que o acompanhante tem o direito de filmar com a câmera do celular os procedimentos de aplicação da vacina.

 

Jorge Lordello

 

**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.

 

Imagens: Freepik

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens