Fabíola Calixto: 6 Tendências da Transformação Digital para 2021

No momento que estamos vivendo não é preciso ser um vidente para ter a certeza que a transformação digital veio para ficar e evidenciou a sua força de forma mais intensa em 2020, com a pandemia.

Muitos não estavam preparados para esta mudança de mentalidade de forma tão acelerada. Com a chegada de 2021 é muito importante estar atento as inovações que podem facilitar cada vez mais a sobrevivência dos negócios. Não é mais uma questão de escolha é um fato pois é no ambiente digital que as pessoas buscam serviços, produtos e informações.

Atualmente as empresas enfrentaram uma pressão para melhorar as exigências dos clientes e também dos seus funcionários.

É importante salientar que transformação digital está relacionada com as pessoas e não apenas com o uso da tecnologia.

Quando o assunto é sobre transformação digital, muitas pessoas imaginam que o assunto abordado será sobre tecnologias e ferramentas. De certa forma sim mas a pandemia mostrou com evidências que as pessoas vem antes da tecnologia. Transformar pessoas para usarem as ferramentas é uma situação muito delicada e isso é um dos grandes erros que as empresas cometem adotando o uso de ferramentas digitais em vez de preparar os colaboradores.

Não podemos esquecer: São as pessoas que levantam a transformação digital dentro de uma organização.

Evolução das pesquisas sobre Transformação Digital no Google Trends em janeiro/2021 teve um aumento muito significativo, conforme o gráfico.

Diante dessa visão, quero fazer as minhas considerações como uma profissional da área digital e imersa diariamente nesse ambiente cada vez mais digital:

1 – Experiência do consumidor

O sucesso da transformação digital está relacionado ligado diretamente às experiências do cliente. Sendo assim, a tendência é que em 2021 as empresas de todos os segmentos invistam em UX (Experiência do Usuário).

O consumidor está cada vez mais exigente e a concorrência acirrada, então entender sobre isso é uma necessidade.

2 – Segurança da Informação 

O trabalho remoto tende a continuar em 2021 mesmo que de uma forma híbrida gerando a necessidade de atenção a segurança da informação continua.

O cuidado com a segurança dos funcionários é uma necessidade além da atenção ao comportamento dos consumidores, fornecedores, parceiros até mesmo para evitar as lacunas de exposição e pontos de vulnerabilidade.

3 – Proteção de dad0s

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais no Brasil entrou em vigor no ano de 2020. O que implica que as empresas que utilizarem informações de consumidores de forma indevida e fora das normas estabelecidas pela LGBT serão punidas. Este tema tem sido muito discutido que a utilização não correta dos dados dos clientes por parte das empresas já é muito mal vista pela sociedade e está adequação tende a ficar muito mais rigorosa.

Sendo assim, a instituição que não ficar atento em medidas para assegurar a proteção dos seus clientes tende a perder espaço no mercado.

O tema tem sido tão debatido que a má utilização dos dados dos clientes por parte das empresas já é muito malvista pela população, e a adequação tende a ficar ainda mais rigorosa. Assim, a instituição que não pensar em medidas para proteger seus consumidores e suas informações tende a ter sua imagem prejudicada e perder espaço no mercado.

4 – Cidades e casas inteligentes

Aquele futuro que até então parecia muito fora da nossa realidade como já mostrava o desenho animado  “Os Jetsons” mostrava como seria a vida de uma família no futuro virou realidade em 2020 com casas inteligentes, fazer uma consulta online, estudar online entre outros.

Caso ainda não tenha iniciado, a sua empresa deve começar a pensar como os seus produtos e serviços se relacionam com todos os itens de IoT que compõem uma casa inteligente, por exemplo. Lembrando sempre que o objetivo desses produtos e serviços deve ter como foco a personalização e o atendimento das principais necessidades dos consumidores.

5 – A importância do Blockchain

O termo blockchain já está sendo muito usado. Contudo, poucas ações e estratégias utilizando essa tecnologia saíram de fato do papel. É exatamente isso que é esperado para o ano de 2020: atitudes mais concretas das empresas com o uso do blockchain.

Em abril de 2020, o Departamento de Segurança Interna dos EUA nomeou o blockchain como uma tecnologia essencial para combater a Covid-19 e reparar a economia quebrada do país. Cadeias de suprimentos em todo o mundo foram afetadas pelo vírus. Se implantado corretamente, o blockchain tem o potencial de consertar cadeias de suprimentos danificadas, processando e verificando transações rapidamente. Este poderia ser o catalisador perfeito para promover o avanço contínuo da tecnologia.

6 – Machine learning e IA para obtenção e análise de dados

O fato de vivermos hoje na era do Big Data não é mais novidade.

Além do alto volume de dados gerados a todo instante, sabemos a importância de analisá-los para a tomada de decisões nas empresas.

Em 2020, essa questão segue em alta. O que deve crescer é a obtenção e análise desses dados por soluções de machine learning e inteligência artificial (IA). O trabalho em conjunto desses três conceitos permite mais velocidade, escalabilidade e eficácia na análise de informações, que são fatores muito importantes para se manter no mercado e com vantagem competitiva perante os concorrentes.

 

Fabíola Calixto

 

. **O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.

Imagem 01: Freepik

Imagem 01 : Google Trends  acesso em jan/2021

Imagem 03: The Jetsons

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens