Fabiola Calixto: Como funciona uma rodada de negócios online?

Compartilho com vocês hoje, um tema que é, na verdade, oportunidade para os empresários ampliarem seus negócios no mercado nacional e internacional.

O que é, e como funciona uma rodada de negócios online, as vantagens dos negócios via Internet e dicas para quem vai participar de uma rodada de negócios internacional.

Compreender e aprender como fazer uma rodada de negócios online pode trazer muitos benefícios para a sua empresa como: networking e economia financeira, entre outros.

Então vamos entender melhor essa transformação digital no ambiente dos negócios.

A rodada de negócios é um evento voltado para empresários, cujo principal objetivo é proporcionar o fechamento de negócios de forma direta e rápida.

Geralmente, o evento é promovido por uma empresa que precisa adquirir alguns itens específicos.

Aliás, esta pode ser uma opção para as empresas na hora de buscar parcerias e transações em mercados internacionais. Afinal de contas, o intuito da rodada de negócio é justamente encontrar potenciais fornecedores. E, mesmo que no final do evento não haja muitos negócios fechados, essa é uma excelente oportunidade para conseguir ampliar o seu networking.

Os negócios online já se tornaram importantíssimos para as empresas.

De acordo com Maurício Prazack (Presidente do IBREI – Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Relações Empresariais Internacionais). “A crise pandêmica impulsionou, em ritmo acelerado, uma mudança radical que ocorreu gradativamente e, por fim, empurrou todas as empresas e mercados para o mundo digitalizado. As empresas devem perceber que o mais importante é que isso nos dá uma oportunidade sem precedentes, que costumo chamar de democratização do mercado internacional. O acesso ao mercado internacional era difícil, complexo e muito caro. Exigia que as empresas investissem em viagens e missões de negócios a diversos países, participassem de feiras internacionais e rodadas de negócios presenciais (e isso envolvia milhares de dólares em contas de hotéis, passagens aéreas, transportes, etc – para cada país). Toda esta estrutura está agora à disposição dos empresários de forma on-line. Tudo pode ser acessado por computadores pessoais, sem sair do escritório. Portanto   mesmo as menores empresas podem ter a oportunidades de se abrir para o mundo. Tudo está mudando e as empresas devem se preparar para esse novo mundo de oportunidades.”

Desse modo torna- se imprescindível participar das rodadas de negócios online. Elas são formadas por uma ou mais empresas âncora, que sediam ou promovem o evento, no formato online. Quando mais de uma empresa âncora está no evento, elas devem ser do mesmo setor, ou ter interesses em comum.Com isso, as negociações poderão fluir mais facilmente.

Nas plataformas de rodadas de negócios online, os encontros são 100% virtuais e previamente agendados, após realização de matchmaking.

O objetivo principal desses eventos é efetivar a aproximação comercial entre duas ou mais empresas através da plataforma digital, sempre com um mediador.

As plataformas de negócios online foram a solução encontrada para manter viva a relação entre compradores e vendedores de empresas de todo o mundo.

Ao participar de rodadas de negócios online, é importante:

  • Detalhar ao máximo as necessidades de sua empresa no momento da inscrição e contato com a equipe organizadora;
  • Construir o material no idioma do comprador/cliente;
  • Contar com profissional ou equipe qualificados tanto no idioma quanto em produtos/empresas;
  • Entender e estudar muito quem é o comprador;
  • Alinhar o discurso de vendas para o novo momento que estamos vivendo, de pandemia;
  • Possuir instalada a plataforma onde será realizado o encontro e buscar saber como utilizá-la (compartilhamento de tela, ativação de microfone, câmera, fone de ouvido, etc.)
  • Realizar a reunião em ambiente tranquilo, silencioso e com boa conexão com a internet;
  • Evitar atrasos e estar sempre atento ao tempo da reunião (Fuso horário);

E não esqueça, na rodada online temos apenas o uso dos 2 sentidos (audição e visão).  Tudo deve estar funcionando, sons e imagens em

Erros comuns

  • Atrasos e problemas de conexão;
  • Não dispor dos materiais necessários para a evolução da reunião (tabela de preços, descrição de produtos, etc);
  • Dificuldades na comunicação (idioma, perfil do comprador e utilização das plataformas disponíveis);
  • Estar em ambientes que geram distrações ou ruídos;
  • Esquecer de trocar contatos (e-mail, telefone);
  • Descuido com aparência e ambiente.

Sugiro a plataforma para rodada de negócios do IBREI para os empresários que queiram ampliar seus negócios no âmbito internacional, pelo link:

https://worldg8.accubits.com

 

Fabíola Calixto

**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.

Imagem: Freepik

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens

Um colo

Há um colo assertivo que cabe em cada instante… Lembro com saudade, do colo da minha mãe. Ele não vinha

Leia mais