Fe Bedran- Arte na TV: As mil faces do design gráfico

Conforme falado na última coluna, continuaremos a dissertar sobre a importante relação entre o Design Gráfico e o trabalho da Produção de Arte. Vimos que a identidade visual criada pelo designer sempre reflete a característica do negócio e a personalidade dos personagens a ele relacionados.

 

Para ilustrar esta ligação Design –> Conceito, podemos examinar a programação visual e logotipo criados para a Operadora de Turismo Caburé de Fred na novela “Araguaia”, 2011. O próprio nome já introduz o tema. Caburé é uma coruja típica brasileira. Fred (Raphael Viana), o proprietário e também construtor da sua operadora, na trama da novela, é um arquiteto jovem e moderno, que une sustentabilidade ao urbanismo, utilizando materiais regionais e recicláveis. A operadora de turismo, que ficava à beira do Rio Araguaia, era construída seguindo o estilo palafita, com materiais naturais como madeira, bambu, vime e grafismos indígenas. Oferecia passeios de balão, wake board, moto náutica, quadriciclo, canoagem, trilhas entre outros esportes “eco relacionados”.  Vejam como todos estes conceitos se traduzem no slide abaixo:

 

Operadora de Turismo Caburé, “Araguaia”, 2011

 

Partindo para um território mais urbano, examinaremos a concepção visual de dois postos de gasolina bem diferentes. O primeiro é de “Malhação, Seu Lugar no Mundo”, 2015, onde Filipe (Francisco Vitti) trabalhava no começo da temporada: um posto padrão, que cumpria seu papel de um cenário não-principal na estória do folhetim.

 

“Malhação, Seu Lugar no Mundo”, 2015

 

Opostamente, temos o posto da Salete, de “A Lei do Amor”, 2017, da personagem de Claudia Raia, um dos cenários centrais da novela. Este posto foi todo inspirado nos Anos 50. Tons pastéis de rosa e verde-água, tipografia, curvas e adereços compunham o clima.

 

Posto da Salete, “A Lei do Amor”,  2017

 

Para completar, houve toda a decoração do interior da loja de conveniências, repleta de produtos cenográficos e fictícios, que por sua vez, também receberam rótulos e programação visual criados pelo Designer Gráfico da novela em conjunto com a Produção de Arte.

 

Embalagens, Cardápios, Porta-Guardanapos, Sacolas, Copos de Refresco e Café, todos especialmente produzidos para o Posto da Salete, “A Lei Do Amor”, 2017.

 

Isto nos apresenta um novo capítulo do Design: o de embalagem de produto. Já imaginaram a enorme quantidade de rótulos e embalagens já produzidos na história da televisão? Pensem nas atividades do dia-a-dia, que vão desde o pote de requeijão no café da manhã, à latinha de refrigerante da lanchonete, ou em todo o dressing de mercados, padarias e lojas em geral.

 

Mercado e Padaria de “Malhação, Seu Lugar no Mundo”, 2015 e “I Love Paraisópolis”, 2015

 

Sacolas de Lojas e Lata de Refrigerante – “Malhação, Seu Lugar no Mundo”, 2015

 

E também os de outros países, como os produzidos para as novelas “ O Clone”, “América”, “Caminho das Índias” e “Salve Jorge” entre outras.

 

Rótulos de Doces Turcos – “Salve Jorge”, 2013

 

E em muitos casos, esta roupagem é tão importante para um programa, que o define como marca e cenário principal, a exemplo da Vinícola Vieira Braga, da minissérie “Amores Roubados”, 2014. Parreiras, adegas e vinhos em profusão serviram de cenário para a história, que gravitava em torno de um ambiente etílico e sedutor, num terroir às margens do Rio São Francisco.

 

“Amores Roubados”, 2014

 

“Amores Roubados”, 2014

 

Para criar os rótulos e a identidade visual da marca, a designer utilizou ícones do Nordeste brasileiro como o rio São Francisco, cactos, o sol, numa linguagem da literatura de Cordel _ a xilogravura, diagramados com a elegância e sofisticação que a vinícola exigia.

 

Outro exemplo de marca relevante na história da novela é a da Metalúrgica Gouveia da novela “Passione”, 2011. Para o logotipo desta empresa fabricante de bicicletas, a designer utilizou engrenagens e metais. O resultado foi impactante, sofisticado e criativo.

 

Papelaria e Aplicações da marca da Metalúrgica Gouveia, “Passione”, 2011

 

Como a indústria patrocinava Gerson, piloto de stock car, a marca também foi aplicada ao uniforme do piloto, uniforme da equipe, capacete, a toda a decoração do box, a anúncios e em vários itens de merchandising.

 

“Passione”, 2011

 

“Passione”, 2011

 

Na próxima semana, revelaremos outros empregos e utilizações do Design Gráfico nos programas de televisão. Até breve!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens