Fe Bedran – Arte na TV: O passado, presente

Um dos grandes poderes (Amém!) do Cinema e da Televisão é a capacidade de nos transportar para um mundo de sonho (bom ou ruim), fantasia e desejo. Às vezes, nos mostram uma dimensão paralela, ou nos levam para o futuro da timeline da vida, através das ficções científicas, ou surpreendentemente, nos presenteiam com uma viagem ao passado. E certamente, ficamos completamente imersos neste “tempo pretérito”, graças ao preciosismo dos objetos de cena e cenários concebidos para a reprodução de Época (com E maiúsculo mesmo.)

Vejam no slide de capa, a criação, embelezamento e recuperação de alguns objetos de cena para a minissérie “Ligações Perigosas”, em 2016. No canto superior esquerdo, o curioso estojo de rímel para os cílios da marca “Lola”, praticamente novo, a não ser pelas marcas de ferrugem. À direita, vemos um perfeito conjunto de material para manicure em caixa totalmente recuperada com novo espelho e forração. Abaixo, um mero pote de cosmético se transforma em requintado produto de beleza, após receber um aplique de metal adornado com um par de borlas (pingente de fios em franjas). No centro, uma compressa de ervas artesanal dos anos 20: très charmants!

Vejam outros exemplos nas fotos abaixo:

No primeiro slide, um par de malas forradas com estampa floral para a novela “Eta Mundo Bom!” (2016). No segundo e terceiro slides, leques enfeitados com tecidos rendados e fitas de cetim. No quarto e quinto, sombrinhas chinesas do centro da cidade foram transformadas em lindas sombrinhas rendadas (“Ligações Perigosas, 2016” e “Filhos da Pátria”, 2017).

Delicados frascos de perfumes produzidos para a minissérie “Ligações Perigosas”, 2016, aparecem no primeiro slide. No segundo, o envelhecimento de um crânio com betume. Por último, a técnica do Origami foi usada nesta linda dobradura de guardanapo, e o exemplo da forração de bolsa de gelo para se enquadrar aos padrões da época; todos para a mesma minissérie.
E não poderíamos deixar de mostrar o belíssimo trabalho de reprodução e criação destes encantadores exemplares de carrinhos de bebês das mais variadas épocas, feitos pelo artista Edson Herdade para vários programas de televisão.

Na próxima coluna, voltaremos com mais novidades. Até lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens