Marcia Sakumoto: Inverno no Japão!

No Japão as estações do ano costumam ser bastante definidas, e a mudança de paisagem costuma tirar o fôlego de tão linda, cada uma com sua beleza própria nos deixam deslumbrados. Algumas pessoas não imaginam que no Japão neva, e neva muito! Claro, que não em todas as regiões, mas os invernos por aqui costumam serem rigorosos.

Bem, estamos no hemisfério norte e sofremos influência da massa de ar mais fria do mundo, a massa de ar da Sibéria, então nosso inverno inicia no dia 21/12 e finaliza no dia 13/03 tendo os meses de janeiro e fevereiro como os mais rigorosos, onde as mínimas podem chegar em – 20­­­­­­°C em algumas regiões ao norte do país como Asahikawa e Hokkaido, o que muda conforme vamos descendo no mapa, Tóquio tem variações de 2°C e máximas de 11°C, Nagoya máximas 10 °C e mínimas de 0°C, Osaka mais ao sul mínimas de 2°C e máximas de 12.

Mas não se assuntem, o Japão é formado por várias ilhas e seu território todo existem variações diferenciadas, Okinawa por exemplo a ilha ao sul do país tem um clima subtropical.

Tenho que dizer que é fato, se você nunca passou tanto frio assim, a primeira vez que experimentar o seu corpo vai reclamar, porém, todos lugares, os transportes públicos, restaurantes, shoppings estão aquecidos, então não tenha medo do frio, ele pode ser divertido e você não precisa ficar somente dentro de casa sem aproveitar as belas paisagens.

Invista em roupas apropriadas, roupas térmicas encontradas por todo o Japão nas temporadas de inverno é o que nos salva. Esse tipo de roupa existe em todo o lugar do mundo que enfrenta inverno rigorosos, são blusas e calças coladinhas no corpo para usarmos por baixo das roupas e nos manter aquecidos, meias mais grossas, palmilhas peludinhas, cachecóis, luvas e tocas não são caras e são indispensáveis também, além de um bom casacão quentinho. Mas se você como eu adora se divertir na neve, vai ter que investir em outros tipos de roupas, calçados e objetos de diversão, como esqui, snowboard, trenó, patins, boias entre outros.

Se divertir na neve por aqui é algo bastante popular, saiba que existem mais de 600 estações de esqui e snowboard espalhadas por todo o país, adoroooo!!!

Famosas no mundo inteiro como melhores destinos dos amantes de esportes de inverno. A neve é abundante de ótima qualidade, variadas pistas, tamanhos e encostas, além de paisagens de tirar o fôlego.

Dentro do que já conheci por aqui posso contar que se você for a estações mais conhecidas e famosas pelo mundo como as dos Alpes de Hakuba Valley em Nagano, Shiga Kougen, Hokkaido entre outras onde ocorreram olímpiadas de inverno as estruturas são níveis internacionais, hotéis pé na neve, restaurantes internacionais e muitos turistas.

Agora se você for para as estações mais interioranas escondidas nas maravilhosas montanhas de Gifu por exemplo, normalmente as acomodações são estilos orientais, assim como a culinária e a maioria que frequentam são locais, o que diferencia tudo isso é que dificilmente irá encontrar alguém que fale outra língua, ou indicações em outras línguas. No geral tudo vale a pena pois o Japão é conhecido por ter uma neve em pó, leve, fofa e seca o que torna as condições da brincadeira bastante agradável, além dos excelentes onsen (banhos em águas termais) para descansar e esquentar o corpo depois dessa gelada. Claro que têm muito mais outras diversões, continue acompanhando a coluna para saber mais.

Obrigada por mais esse ano, desejo um excelente 2021 com saúde e paz para todos!

 

Beijos ,até lá!

 

Marcia Sakumoto

 

 

Imagens: arquivo pessoal da colunista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens