Laura Lima: Cozinha quente, caixa d´água e visitante noturno – 24 horas numa casa nas montanhas em Búzios

O sol começa a despontar no horizonte a oeste da casa e o espetáculo da natureza anuncia o nascer de um novo dia. O relógio marcava 6h30, porém antes mesmo das 8 da manhã a sala e cozinha, da nossa hospedagem em Búzios, já estão em alta temperatura.  A grande parede de vidro que rodeia todo o ambiente permite uma vista sem igual da região do Parque Estadual da Costa do Sol, mas também aumenta o clima em alguns graus. Razão pela qual o café da manhã, feito pela família Lima do Taboão, foi servido no canto mais afastado da janela, na grande mesa de madeira da cozinha.

Decidimos – eu, minha filha e meu marido – fazer um passeio pela região para aproveitarmos o máximo do dia. Nossa primeira parada é na Praia da Foca, sem faixa de areia, com acesso quase que escondido, identificado por uma velha placa. Depois de um curto caminho de terra, somos recebidos pelo barulho do mar quebrando nas predas. Um momento para contemplar o horizonte, sem se preocupar com o relógio. Neste momento nossa única lembrança com o “tempo” foi para cantar parabéns, com direito a bolo, para a aniversariante do dia, minha filha Luísa.

A escolha para o mergulho foi ao acaso, que literalmente encontramos pelo caminho. Uma pequena praia da região, com uma modesta pousada a alguns passos do mar. A quase particular faixa de areia já abrigava algumas poucas famílias e oferecia atividades náuticas perfeitas para a tranquilidade do mar: caiaque e o stand up.

Depois de alguns banhos nas águas geladas para espantar qualquer vestígio de preguiça de quem se levantou junto com o sol, seguimos nossa aventura montanha acima e chegamos no mirante da caixa d´água, seguindo a dica de um morador. Sem nenhum glamour ou até mesmo indicações, o lugar é literalmente um reservatório de água no meio do nada, mas que permite uma vista de 360° da região:  de um lado montanhas, de outro a linha do horizonte, delimitando o azul céu e do oceano.

De volta a nossa casa, hora de aproveitar a brisa leve da área da piscina, rodeada por remanescentes da Mata Atlântica, que ameniza as altas temperaturas do meio do dia. Depois do almoço uma pausa na rede, na varanda da suíte principal. E, antes de sair para jantar na cidade, um banho de banheira de pedra no chão, também com uma bela vista.

O jantar foi na famosa Orla Brigitte Bardot, paralela a praia de pescadores com seus barcos estacionados nas águas que brilham o dia todo com o reflexo do sol. A variada opção gastronômica não foi um problema quando descobrimos o único restaurante com mesas na areia. No Pino Pizzaria, música ao vivo, comida justa e a vista do anoitecer no oceano.

A noite em família começa a se aproximar do fim na sala de tv, com direito a uma rodada de jogos de tabuleiro e uma sessão de cinema. Percebemos, na hora de dormir, que a bela casa nas montanhas requer um cuidado especial com portas e janelas dos quartos, que deveriam ter sidos fechados no final da tarde, para evitar pernilongos e animais da mata.

Durante a madrugada, fomos surpreendidos – eu e meu marido – com a visita de um pequeno animal. O barulho veio do banheiro, de coisas caindo, depois um mergulho (na água que deixamos na banheira do banho vespertino) e então “ele” – de pelos escuros e curtos, de + ou – uns 20 cm – passou pelo quarto e sumiu na escuridão, deixando pegadas molhadas no chão ao lado da cama. Admito que foi difícil dormir o resto da noite, com a angustiante dúvida: “o visitante noturno seria um rato ou apenas um castor desorientado?” Confesso que até hoje não descobri. De qualquer maneira, as 24 horas da nossa 1ª experiência na casa nas montanhas se completou com mais um nascer do sol e uma história de viagem em família para contar.

Informações Turísticas

Hospedagem: Casa em Búzios, no Parque Estadual da Costa do Sol, alugada no Airbnb

Capacidade para até 14 pessoas

Descrição da casa: 4 suítes, cozinha, sala de estar, de jantar e de tv e área com piscina

Valor da diária R$1.200

O que fazer em Búzios

Passeio pela Praia da Foca – estacionamento R$3,50

Stand up (atividade em uma prancha, onde se fica de pé com um remo) – R$30,00 por 30 minutos

Passeio Orla Brigitte Bardot: calçadão com decks de madeira, bancos, jardins e restaurantes. Além da famosa escultura de bronze da atriz francesa que se apaixonou pela região quando visitou Búzios no verão nos anos 60.

Vale o Check-in?!

Casa em Búzios vale o Check-in pela localização, com acesso fácil (de carro) a várias pequenas praias do Parque Estadual da Costa do Sol.

Laura Moura Lima

Check-in da Lau

**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.

Imagens: Arquivo pessoal da Colunista

2 respostas

1. Laura !

Amei a descrição, viajei com você !
    Próxima ida à búzios vou buscar hospedagem que nos possibilite esta privacidade/liberdade, sem perder o objetivo de descanso em contato com a natureza e suas belíssimas praias .