Márcia Sakumoto: A queridinha panela de arroz

panela

O arroz é um alimento consumido no Japão em todas as refeições, desde o café da manhã até o jantar. Também não é temperado. O que provavelmente garantiu o sucesso das SUIHANKI, a queridinha panela de arroz elétrica japonesa. Práticas e rápidas contribuem para a vida acelerada da maioria.

A praticidade de colocar o arroz na panela, acionar um botão e aguardar alguns minutos sem a menor preocupação em queimar, ainda contamos com acionamento automático sonoro avisando o final do processo, é ou não é uma queridinha?

As panelas elétricas existem desde 1945, porém nessa época ainda era preciso acompanhar o tempo do cozimento para não queimar o arroz. Mas a evolução chegou quando a produção iniciou a fabricação em grande escala. E foi em 1988 que a tecnologia IH entrou em cena trazendo uniformidade ao arroz e melhorando o sabor, aliviando a preocupação de queimar o arroz.

Hoje encontramos em vários países e todos adoram a Suihanki.

Mas como escolher sua panela de arroz?

Vamos analisar três pontos importantes:

  1. Escolher a quantidade que vai cozinhar é muito importante para a escolher melhor sua panela, levando em consideração a quantidade de vezes que cada membro da sua família irá se servir de uma porção.
  • 1 – 3 pessoas: 6 porções
  • 2 – 3 pessoas: 6 – 11 porções
  • 3 – 4 pessoas: 11 à 16 porções
  • 6 –10 pessoas: 6 – 10 porções
  1. Selecione o método de aquecimento da sua preferência.

Existem três principais métodos de aquecimento fundamentais para definição na escolha:

  • Panela de arroz com pressão IH

Nesse sistema o cozimento é sob pressão, ebulição, aumentando a ebulição que atinge a panela inteira cozinhando o arroz em pouco tempo, deixando o arroz mais pegajoso. (arroz papa)

  • Panela de arroz IH

Método granulado. Nesse sistema o aquecimento é por eletricidade com uma frequência uniforme de calor por toda a cuba interior. Não há pressão, deixando o arroz mais firme.

  • Panela de arroz por microcomputador

Transfere o calor somente por baixo para a panela. A intensidade de calor é inferior a IH. Agrada mais quem gosta de um arroz menos macio. Normalmente com preços mais baixos, recomendada para o grupo de pessoas de 1 – 3 .

  1. A escolha do recipiente interior, define a condução de calor conforme sua preferência e necessidade diária.

O cozimento do arroz japonês resulta em um grão mais pegajoso, grudento o que define bem essas diferenças de tipo de aquecimento. Então quanto maior a pressão, mais pegajoso ficará o arroz, quanto menor pressão mais firme é o resultado do cozimento do arroz.

As panelas de arroz mais recentes possuem um prazo de retenção de calor mais longo de até 40 horas sem ressecar o arroz, uma injeção de vapor é liberada em intervalos regulares evitando que o arroz resseque, mantendo em um estado mais delicioso, isso não acontece nos modelos mais antigos. Além da função Steamless que suprime o vapor que sai da panela durante o cozimento, evitando queimaduras e mofo devido a liberação do calor no ambiente.

Como preparar o arroz nas panelas elétricas

Lave por várias vezes o arroz em um escorredor até que a água fique branquinha.

Escorra bem e coloque-oo na panela, acrescente água cobrindo um dedo acima do arroz, se possível deixe- o descansar de 30 minutos a 1h ligue a panela ou programe-a automaticamente para iniciar o cozimento sozinha. Essa opção é muito prática, podemos programar o cozimento para uma hora antes da chegada em casa adiantando bastante sua refeição.

Você sabia que podemos desenvolver várias receitas na panela elétrica de Arroz?

Existe vários livros de receitas à venda com receitas como pudim de leite, omelete, tortas, cheesecake, arroz doce entre outras delícias possíveis de serem preparadas nessa panela.

Vamos testar?

Deixarei uma receita aqui para você testarem, e mais duas receitas no meu Instagram e no Instagram do Portal do Andreoli. Depois conta nos comentários como foi sua experiência.

Receita de Arroz Doce na Panela Elétrica

  • 3 Xícara(s) água
  • 1 Xícara(s) arroz
  • 1 Unidade(s) canela
  • 2 Unidade(s) cravos
  • 1/2 Xícara(s) leite
  • 1/2 Xícara(s) leite condensado
  • 1/2 Xícara(s) creme de leite sem soro

Na Panela Elétrica de Arroz, colocar a água e o arroz com cravo e canela e colocar na posição COZINHAR.

Quando a panela for para a posição MANTER QUENTE retire o cravo e a canela.

Acrescente o leite e o leite condensado, volte para a posição COZINHAR e deixe por aproximadamente 5 minutos, mexer às vezes para não grudar no fundo da panela.

Desligue a Panela e retire o arroz. Misture o creme de leite.

Pronta para servir.

Até próxima semana com mais Japão!

Sayonara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens