Márcia Sakumoto: Observatório de astronomia

Os homens em toda sua existência buscam conhecimentos que desvendem os mistérios do universo, através da astronomia a ciência mais antiga, o olhar infinito para um céu estrelado é motivo de muita energia e alegria. Fui conhecer o observatório astronômico. Os observatórios são usados para a observações e estudos de eventos terrestres e celestes através de todo o tipo de ciência, localizado na cidade de Owariasahi, vizinha da cidade de  Nagoya o local é chamado de Skyward Asahi, construído em 1992 essa torre com 9 andares guarda um dos maiores telescópio do estado para observarmos as estrelas e um outro telescópio exclusivo para observar o sol, nos aproximando do universo. Os temas para as programações da observação são bastante variados, o que faz conseguirmos ir várias vezes aprofundar nossos estudos e conhecimentos sobre o universo. Na observação do sol a há uso de óculos específico é indispensável uma utilização não adequada do aparelho pode causar cegueira instantânea portanto não devemos fazer sem instrução nenhum tipo de observação ao sol desprotegidos.

O edifício principal é cercado por um parque e muito verde trazendo uma atmosfera bastante agradável, o observatório funciona das 9:00 às 22:00, sendo as observações noturnas na primeira hora após o pôr do sol com entrada gratuita. Em outros andares há museu, restaurante, sala de leitura, espaço criança, fazer locação de salas de aula para cursos, yoga, palestras, aula de introdução das antigas artes marciais de samurais e mais um salão de eventos anexo. A sala de observação é chamada de Star Plaza, com um giro em 360 graus podemos apreciar toda a redondeza. Os melhores horários para ir ao observatório é ao amanhecer e ao entardecer, assim fica mais bonita a vista. 

Desde a antiguidade o céu é usado como mapa, calendário e relógio. Homens pesquisam e desenvolvem dados sobre o universo através dos telescópios instalados nos observatórios normalmente em pontos específicos, estudados para o melhor desenvolvimento do equipamento e resultados mais abrangentes. Considerado o  “pai da ciência” da mecânica astronômica moderna, Galileu Galilei com seus estudos melhorou o primeiro telescópio refrator, também chamado de luneta astronômica, esse instrumento trouxe uma expansão do universo ainda nem imaginada na astronomia, tinha um alcance de ampliação em nove vezes os objetos focados, mas querendo superar sua própria invenção, ele criou um outro telescópio aumentando em trinta vezes sua capacidade de visão que o fez perceber que a terra não é o centro do universo,  entre outras muitas descobertas as suas teorias possibilitaram a uma compreensão do funcionamento do universo, avançando os estudos dentro de vários polos da ciência. 

No Brasil existem vários observatórios astronômico, o de Porto Alegre URUPGS, vale muito a pena conhecer,vou deixar localização e contato no final do texto, entre outros pelo mundo a fora: Griffith LA, Mount John Nova Zelandia e Sidney.

A astronomia é um universo complexo que nos faz pensar, de onde venho e para onde vamos? 

Será que estamos sozinhos?

Enfim, exercitar nossa mente a buscar muito além de apenas uma convicção.

E você já teve essa experiência?

Descreve aqui nos comentários como foi!

Deixe seu like e compartilhe com os amigos.

  • Skyward Asahi – Observatório de Owariasahi

 

457-1 Shiroyamacho, Owariasahi-shi, Aichi 488-0883, Japão

 

  • Observatório Astronômico UFRGS  

 

Endereço: Av. Osvaldo Aranha, s/ n 0. Próximo à Praça Argentina Porto Alegre – Brasil 

Fone: 3308.3352, de segundas a sextas, das 14h às 18h.
E-mail: astro@ufrgs.br

 

Beijos luz 

 Até semana que vem!

Sayonara 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens