Márcia Sakumoto: Teoria da personalidade por tipo sanguíneo

A primeira vez que me fizeram essa pergunta: “Anata no ketsuekigata uranai nan desu ka?”

(Qual seu tipo sanguíneo?), eu fiquei pensativa, qual seria o motivo para me perguntarem isso, já que no Brasil somente os médicos me faziam esse tipo de pergunta. Mas era começar em um novo trabalho ou conhecia alguém, lá estava ela novamente, aquela pergunta. Isso me despertou uma enorme curiosidade, o que acontece nesse Japão que todos te perguntam o seu tipo sanguíneo. Quando uma colega me informou se tratar da teoria da personalidade por tipo sanguíneo. What’s??

É, por aqui, perguntar o tipo sanguíneo das pessoas é comum, seria como perguntar qual seu signo?

Existe uma pesquisa que mostra que 30 % dos homens e 45% das mulheres utilizam dessa teoria para analisar a personalidade e o temperamento das pessoas indo até a compatibilidade nos relacionamentos. Publicações em jornais, revistas e livros especializados no assunto viram debates nas rodas entre jovens, recrutadores de Rh e a maioria da população na qual adora se basear por essa teoria. Acredite, até na hora de procurar um emprego você poderá ser questionado, nem os animes escapam dessa teoria, a personagem Hello Kitty, a gatinha mais famosa do Japão, tem o tipo sanguíneo O definindo sua personalidade e temperamento.

Mas como surgiu essa teoria?

Em 1970 o jornalista Masahiko Nomi publicou um livro com a teoria da personalidade por tipo sanguíneo que se tornou um best-seller, difundindo o assunto. O jornalista foi influenciado pelo professor Takeji Furukawa, que lecionava em uma escola feminina, onde ele defendia a vontade de mudar as inscrições das alunas não somente pelas habilidades acadêmicas, mas também por uma avaliação usando a teoria da personalidade por tipo sanguíneo. O assunto cresceu entre várias mídias que passaram a publicar artigos em diversos meios de comunicação, expandindo por todo o Japão, agregando a teoria à cultura japonesa.

Vamos conhecer as características definidas para cada tipo sanguíneo?

Tipo A

Gentileza para com as outras pessoas é o seu ponto mais forte. São pessoas muito certinhas cumpridoras das leis e das regras, precisam de organização à sua volta. Intensas e sensíveis tendem a esconder suas emoções para se mostrem mais fortes. Tímidas, porém o caráter forte as faz muitas vezes teimosas, confiáveis e leais aos amigos. Sentem prazer em servir a humanidade contribuindo para o desenvolvimento da sociedade. No amor são extremamente dedicadas, fiéis, valorizam a família e o casamento. Relacionamentos favoráveis com pessoas do grupo sanguíneo A, O e AB. O seu ponto fraco é ser introspectiva, falsa, frágil e insegura, às vezes explosiva. Profissões em destaque: escritor, administrador, roteirista, colunista, contador, economista e professor.

Tipo AB

Excelentes líderes são racionais e organizados, possuem um senso de justiça, equilíbrio, diplomacia e inteligência. A capacidade de concentração e paciência são surpreendentes. Conseguem executar várias coisas ao mesmo tempo. No outro lado adoram dormir, e não gostam de coisas difíceis, são

vulneráveis, esquecidos e impacientes. No amor costumam ser cautelosos até conhecer melhor o pretendente. Depois se entregam e confiam. Costumam se relacionar muito bem com todos os grupos A, AB, B e O. Profissões em destaque: Advogado, diplomata, barman, assistentes social e apresentador.

Tipo B

Liberdade e independência é seu lema. Aventureiros e criativos o poder de seu charme atrai as pessoas, adoram ser os centros das atenções, otimistas, sensíveis e amoroso. A intelectualidade os faz questionar e pesquisar respostas para tudo. O lado fraco os define como pouco organizados, egoístas, indecisos, não gostam de cumprir horários, nem regras sociais. Não gostam de trabalhar em equipe, preferem fazer as coisas no seu tempo, possuem humor oscilante. No amor são insistentes, mas também desapegados. Combinam com grupos O, B e AB. Profissões em destaque: pintor, poeta, artistas, jornalistas, chef de cozinha, cabelereiros e desenhistas.

Tipo O

Expressivos, otimistas, confiantes e criativos possuem forte sentindo de propósito. Generosos, alegres e carismáticos contribuem para o bem-estar das pessoas. Determinados, ousados e competitivos são capazes de liderarem equipes. No outro lado podem ser cruéis, arrogantes, indelicados, teimosos e não costumam aceitar o próprio erro. No amor preserva fidelidade, valoriza o casamento. Adora sair em casais e se divertir. O relacionamento é favorável especialmente com o grupo A e AB. Profissões em destaque: político, advogado, artista, investidor, banqueiro, ministro e esportista.

Enraizada na cultura japonesa criou-se um ponto negativo, podem te discriminar sem te dar a menor chance de conhecê-lo, baseado somente no seu tipo sanguíneo. Infelizmente é tão intensa a crença nessa teoria, e a discriminação têm até nome Burahara. Um fator muito importante nessa informação é que não há nenhuma evidência científica comprovada entre personalidade com relação ao tipo sanguíneo, no ponto de vista dos japoneses a teoria acaba sendo utilizada como um horóscopo mesmo.

Será que bate?

Você concorda com as características?

Deixe aqui seu comentário e compartilhe com seus amigos.

Beijos!

Até semana que vem!

Uma resposta

  1. Eu sou tipo B – é tudo que foi escrito sobre o meu tipo sanguinio,não bate em quase nada comigo!
    Não acredito nesta teoria. Minha filha que é tipo A + não é embaça parecida com o que está escrito!
    Esta teoria é inválida!
    Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens