Marina Parra: Você é culé ou merengue?

¡Hola a todos!

Assistindo aos jogos da Champions League esses dias, vi que três grandes times espanhóis vão disputar as quartas de final: o Sevilla, o Real Madrid e o Barcelona. Desses três, todo mundo está careca de saber sobre a rivalidade entre dois grandes times de futebol famosos da Espanha, e dois dos mais famosos do mundo. Aliás, eles se enfrentaram pela primeira vez em 1902, em Madri.

Até hoje quando eles se enfrentam é sempre um alvoroço!

O chamado “El Clásico” – como chamam essa rivalidade lá na Espanha – é conhecido também como “El derbi español“, que é como são conhecidas as partidas que envolvem as grandes equipes Real Madrid Club de Fútbol e do Fútbol Club Barcelona.

E então pergunto: para quem você vai torcer, Barcelona ou Real Madri? Ou melhor, você é culé ou merengue?

Nossa, mas como assim? Pois é, personas, os dois times possuem esses apelidos há mais de um século, sendo os “merengues” os madridistas e os “culés” os torcedores do Barça. Bom, o único merengue que eu conheço é o doce de morango coberto com chantilly e a camisa do real Madrid não se parece com isso.

Mas, então, por que esses nomes?

Explico. O Real Madrid leva o apelido de merengue devido à cor branca do uniforme que foi associada ao doce de origem suíça feito de claras de ovos com açúcar, de cor extremamente branca, popularmente chamado de suspiro por aqui. Desde a sua fundação, em 1902, o time usa frequentemente a cor branca nos seus uniformes, o que consolidou esse apelido. Há ainda os que chamam o Real Madri de “vikingos”, vikings em português, devido à época, meados dos anos 70, em que contrataram muitos jogadores alemães para defender o escudo madrilenho.

Já o apelido “culé”, que nasceu em 1909, quando o Barcelona jogava em um estádio conhecido como Carrer de la Industria, tem algumas versões. Uma delas conta que, como nesse estádio só tinha lugar para seis mil pessoas, os torcedores do Barça que não conseguiam lugar se sentavam em um muro estreito alto chamada de “La Escupidera”, bem na beirada do estádio. O resultado disso é que eles ficavam de costas para a rua, as pernas para o lado de dentro e as bundas (‘culo’ em espanhol) ficavam para fora. Quem passava por ali via um monte de bumbuns à mostra!

Por isso, até hoje os torcedores do Barça ficaram conhecidos como “culés”, um apelido que no começo era um pouco ofensivo, mas que aos poucos foi adotado com orgulho pelos apaixonados “azulgranas” (azuis e vermelhos, referindo-se às cores do time).

E aí, quem levará a melhor nas quartas de final, merengues ou culés?

Façam suas apostas!

¡Besos y hasta la próxima semana

5 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens