Rodrigo Donati: Doação de sangue

sangue

Em nossa primeira coluna de 2019 decidi trazer como tema a doação de sangue de cães e gatos. Assim como nós, nossos pets podem ser doadores voluntários de sangue, porém muitos tutores acabam não tendo conhecimento deste gesto nobre, que ajudam a salvar muitas vidas, e a maioria só fica ciente quando seu animalzinho por alguma patologia necessita de uma bolsa de sangue.

Como nos humanos, cães e gatos apresentam diferentes tipagens sanguíneas o que, juntamente com o número baixo de doadores frequentes, faz com que tenhamos dificuldades em encontrar bolsas de sangue disponíveis para emergências, levando o animal a óbito.

O ato de levar seu pet para doar sangue, além de ajudar a salvar vidas de muitos mascotes, tem outra ação interessante: a de saber como está a saúde de seu pet, visto que são realizados vários exames laboratoriais como hemograma completo, função renal e hepática, além de hemoparasitoses e doença infecto contagiosas.

Infelizmente nem todos os animais podem ser doadores em potencial, alguns pre requisitos devem ser observados como idade de 1 a 8 anos para cães e 1 a 7 anos para felinos, o peso que deve ser no mínimo 20kgs para cães e 4 para gatos, ambos devem apresentar comportamento dócil, vacinações e vermifugações em dia, controle de ectoparasitas, não podem apresentar doenças pré-existentes e ou terem realizado transfusões ou cirurgias 30 dias antes da doação.

O intervalo mínimo entre as doações são 3 meses.

Portanto, se você tem um mascote que se enquadra nesses pré-requisitos pense com carinho sobre o ato de doar e procure um hemocentro, hoje temos muitos locais para a realização, este ato ajudará a salvar muitas vidas, inclusive a de seu próprio animal se um dia o mesmo precisar de uma bolsa de sangue.

Boa semana a todos, um feliz 2019 e até a próxima!

 

Petshop Bichos da Mata
3079-4760

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens