Rodrigo Donati: Memória canina

Hoje em nossa coluna semanal vamos falar um pouco mais sobre como funciona a memória nos cães, um tema muito interessante sugerido pela querida Ana Flávia Andreoli, e que muitas vezes também sou questionado em minha rotina clínica.

Bom, uma dúvida muito comum, principalmente em proprietários de primeiros mascotes, é se cães tem memória. A resposta é sim! Eles apresentam uma memória, só que o mecanismo da mesma é diferente do nosso, cães diferentemente dos humanos não apresentam memórias episódicas ou memória de curto prazo.

Se um episódio ocorre raras vezes em seu cotidiano ele acaba esquecendo com muita facilidade, como exemplo podemos citar aqueles animais que escondem seus ossos. Dificilmente ele irá lembrar onde o escondeu, ou mesmo aqueles que pegaram o sapato de seus donos e roeram o mesmo, por isso adestradores não recomendam repreender os animais após longos períodos do acontecido já que os mesmos não conseguirão associar ao fato.

Por outro lado, eles apresentam uma excelente memória de longo prazo e essa memória se dá por associação, a repetição constante de eventos faz com que o animal memorize. Seja o comportamento ou a situação ou mesmo as pessoas, e até eventos traumáticos mesmo que não recorrentes, ficam também gravados na memória dos cães.

Esta memória é tão forte que o animal nunca mais esquecerá de seu dono, mesmo que ele fique privado por anos de sua presença. No momento que ele tiver o contato, à memória sua figura será trazida.

Isso pode ser facilmente visualizado em vídeos na internet ou mesmo nas redes sociais, animais que se perdem por longos períodos e quando encontram seus donos os reconhecem na mesma hora, ou casos onde os proprietários acabam viajando por um período e quando retornam seus cães apresentam esse mesmo comportamento efusivo. Um verdadeiro alívio para aqueles que tem o receio de que quando voltarem seus animais não o reconhecerão.

Esta mesma memória não é exclusiva de cães, temos relatos em animais como grandes primatas, golfinhos, felinos e elefantes.

Espero que tenham gostado, boa semana a todos e até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens