Rodrigo Donati: Síndrome Urológica Felina

Síndrome Urológica Felina

Hoje em nossa coluna abordaremos um tema que com grande recorrência preocupa os tutores de felinos, a SUF (Síndrome Urológica Felina). Esta síndrome era conhecida a pouco tempo como doença do trato urinário felino.

Ela pode acometer ambos os sexos e todas as faixas etárias, porém vemos uma prevalência maior em felinos machos, castrados, de meia idade e na maioria dos casos com algum grau de obesidade.

Temos como a principal queixa do tutor a dificuldade em seus pets urinarem ou mesmo, em casos mais graves, a completa falta de micção dos mesmos, casos estes mais graves necessitando de suporte veterinário emergencial.

Hoje sabemos que diversos fatores podem desencadear esse mal, dentre os quais podemos citar o uso de rações com grandes concentrações de sódio, estresse, animais castrados muito jovens os quais não tiveram seu trato reprodutor exposto a hormônios e apresentam seus órgãos genitais infantis, além da própria característica dos felinos de não apresentarem uma ingestão hídrica apropriada.

Algumas soluções para diminuirmos a chance destes animais apresentarem esse problema seriam: o uso de rações com baixos teores de sódio, associar a essa dieta seca uma dieta úmida a fim de aumentar a ingestão de água pelos mesmos, uso de fontes para gatos que gostam de beber água corrente ou a troca dos bebedouros por potes maiores nos quais os mesmos não toquem suas vibrissas (bigodes), e o enriquecimento ambiental para diminuir o estresse dos mesmos.

Com essas medidas certamente os tutores reduzirão muito o risco de seus pets apresentarem este mal.

Boa semana a todos e até a próxima.

 

Petshop Bichos da Mata
3079-4760

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens