Sônia Pezzo: Conheça a cidade de Diadema

No Circuito ABC de hoje vamos conhecer um pouco da cidade de Diadema.

O município possui aproximadamente 421.000 habitantes, é considerado o  décimo quarto mais populoso município do estado de São Paulo.

Na década de cinquenta, Diadema ainda não tinha nenhuma importância econômica regional , a expansão industrial paulista até então era especialmente em São Caetano do Sul, Santo André e Mauá. Diadema era ainda considerada pertencente a São Bernardo do Campo, somente em 1953 com o desmembramento tornou-se município de São Paulo.

A Via Anchieta, inaugurada em 1947, representou uma nova fase da industrialização, pois ao longo dela instalaram-se grandes indústrias multinacionais e auto mobilísticas, mas em Diadema, apenas pequenas e médias empresas nacionais que produziam objetos complementares para estas multinacionais surgiram.

Hoje a cidade é um dos grandes e importantes centros industriais do estado de São Paulo. Integra a Região do Grande ABC, juntamente com os municípios de Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, é um grande polo industrial de autopeças e cosméticos, além das indústrias de borracha, metalúrgica e química. Diadema apresenta uma grande tendência à expansão, sobretudo, nos setores de construção civil e imobiliário, que vêm recebendo grandes investimentos.

A cidade oferece diversas atividades esportivas, culturais e vários pontos turísticos muito interessantes, como o MAP- Museu de Arte Popular, que reúne mostras de cultura de vários lugares brasileiros; O Borboletário onde são preservadas borboletas das espécies Caligo e Ascia; o Jardim Botânico, com muitos trechos de mata nativa e o Observatório Astronômico, de onde é possível visualizar astros e estrelas.

Com relação aos bares, em 2002 uma lei entrou em vigor com o intuito de diminuir os homicídios na cidade. A chamada “Lei Seca” permitia o funcionamento dos bares somente até as 23;00 horas; hoje dezenove anos depois alguns bares já podem obter licença da prefeitura para funcionar além deste horário, por isso consulte horários do local antes de ir conhecer e bom divertimento!

8 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens