Sônia Pezzo: São Caetano do Sul

Hoje na coluna Circuito ABC, vamos conhecer um pouco da Cidade de São Caetano do Sul. Um município brasileiro do Estado de São Paulo fundado em 28 de Julho de 1877; atualmente possui aproximadamente 160.000 habitantes.   

Vamos conhecer um pouco de sua história?

No século XVI  fazendeiros e sitiantes começaram a migrar para a região onde hoje se encontra a região do Grande ABC, alguns deles vinham em busca de índios para o trabalho escravo.  Dois destes fazendeiros criadores de gado, doaram grande área de terras ao Mosteiro de São Bento, os monges beneditinos passaram a utilizá-las na criação de gado.

Com o passar do tempo, estas terras  foram divididas pelos monges em duas grandes fazendas; uma delas  recebeu o nome de “Tijucuçu”. Com a construção da velha matriz de São Caetano, passou ter o nome de São Caetano do Tijucuçu e um tempo depois apenas São Caetano.                                              

Em 1730, os monges fundaram na região uma fábrica de telhas, tijolos, lajotas, louças e cerâmicas para ornamento de casas e igrejas na cidade de São Paulo.     

Entre 1877 e 1892 a Fazenda São Caetano, foi dividida em lotes e vendida aos colonos Italianos. Os imigrantes dedicavam-se à produção da batata, mas logo em seguida vários deles plantaram videiras passando então a produzir vinho de mesa, o vinho “São Caetano”.

Perto da época da proclamação da República as primeiras indústrias começaram a instalar-se na região. Com a praga que atingiu as videiras e a queda brusca na produção de vinho, muitos colonos venderam seus lotes.

O núcleo agrícola então, se transformava em bairro operário; inicialmente dando continuidade as olarias para produção de tijolos, telhas e cerâmica e posteriormente a outros seguimentos pela inauguração da estrada de ferro e estação São Caetano.

Em 1948, devido a elevação a município, passou a adotar o nome de São Caetano do Sul para distingui-lo do homônimo pernambucano.

São Caetano do Sul é considerada a cidade com melhor qualidade de vida do Brasil, encanta por sua beleza e as várias atrações aos moradores e visitantes, como parques, bares, casas noturnas, ruas de lazer, shopping e restaurantes. 

Citarei aqui entre os parques, o “Chico Mendes”, um complexo com estrutura esportiva, palco para eventos, lago, playground e lanchonetes em amplo espaço verde. Vale à pena conhecer, a entrada é franca, porém muito concorrido aos finais de semana.

São Caetano espera por você!

6 respostas

  1. Ahhhhhh minha cidade Natal! Quantas lembranças lindas! Parte de minha família linda está aí, parte de mim, se foi…! Gratidão Sônia por contar toda história da cidade que me orgulho em ter nascido. Parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens