6 festas folclóricas e culturais para conhecer no Brasil

Oie, tudo bem por aí? Por aqui entrando no clima de festa que só o Carnaval promete. Porém, o turista mais atento sabe que o Brasil é rico em comemorações folclóricas, para aproveitar durante o ano todo.

Afinal de contas, viajar é explorar a cultura local e nada melhor do que com a música e a dança. E, claro, para cada região com sua celebração, uma indicação de hospedagem para deixar seu roteiro completo.

Carnaval – Olinda, PE

A festa mais famosa do Brasil, conhecida mundialmente pela sua energia contagiante e diversidade. De norte a sul, o país todo se enfeita com fantasias coloridas e se entrega a dias de celebração intensa, com desfiles de escolas de samba, blocos de rua e muita folia. Mas o destaque hoje é para a festa que acontece em Olinda.

Realizado na cidade que fica no estado de Pernambuco, o evento é famoso por seus bonecos gigantes, conhecidos como Bonecos de Olinda, que são uma manifestação artística da região e representam diversas personalidades e personagens históricos. Além disso, a festa é marcada por desfiles de blocos carnavalescos que percorrem as ladeiras históricas da cidade, acompanhados por ritmos como o frevo e o maracatu, com muitos foliões vestindo fantasias coloridas e se divertindo pelas ruas. Para a hospedagem em Olinda, a Guest House & Art Gallery é um “cama e café” localizado a 400 metros do centro histórico.

Bumba Meu Boi – São Luís do Maranhão, MA

No Nordeste, especialmente no Maranhão, o Bumba Meu Boi é a estrela das festas folclóricas. Essa é uma daquelas festas que mistura folclore, teatro e música, contando a história do boi que morre e ressuscita, envolvendo todo mundo em uma verdadeira experiência cultural.

A folia acontece entre os meses de junho e julho, divididas em quatro etapas, que inclui os ensaios, o batismo do boi, apresentações e morte, e a festa reúne grupos de diversos sotaques, ou seja, que se apresentam com variações regionais com diferentes ritmos e instrumentos musicais, e que encenam os personagens da lenda. Quem visita São Luís, capital do estado, pode se hospedar na Casa Lavinia, situada próxima a pontos turísticos na cidade.

Festival Folclórico de Parintins – Parintins, AM

O Festival de Parintins é um evento cultural e folclórico que acontece anualmente na cidade de Parintins, no Amazonas, no mês de junho. Realizada desde os anos 1960, a festa é conhecida pela competição entre dois grupos – o Boi Garantido (representado pelas cores vermelha e branca) e o Boi Caprichoso (representado pelas cores azul e preta) – que apresentam espetáculos de dança, música e performances contando histórias relacionadas à cultura amazônica, com o destaque do boi-bumbá.

As apresentações são realizadas durante três noites em uma arena chamada “Bumbódromo”. Para chegar em Parintins, é possível ir de barco ou de avião, saindo de Manaus – e, para quem pretende conhecer também a capital, uma ótima opção para a estadia é o Hotel Villa Amazônia, que oferece piscina, restaurante, academia e jardim.

 

Festa Junina – Campina Grande, PB

Quem não ama uma boa festa junina, não é mesmo? O mês de junho é marcado por essa festança cheia de tradições, comidas típicas deliciosas como pamonha, canjica e quentão, além das danças de quadrilha que animam a galera. E, como o Brasil tem festa o ano inteiro, já está virando tradição as festas ‘julinas’ também.

Em Campina Grande, a festa durante o mês inteiro no Parque do Povo, que se transforma em um verdadeiro arraial. O forró – assim como outros estilos musicais – é uma parte essencial da festividade, com artistas se apresentando nos palcos principais. Para a hospedagem, o Hotel Mais 1 fica próximo ao Parque do Povo e é uma boa alternativa e promete praticidade, conforto e bom atendimento.

Círio de Nazaré – Belém do Pará, PA

No mês de outubro, em Belém do Pará, acontece o Círio de Nazaré, uma das maiores festas religiosas do Brasil, que foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Seu ponto central é a procissão, em que a imagem da Nossa Senhora de Nazaré, padroeira do Pará, é levada pelas ruas da cidade, acompanhada por uma multidão.

O evento é marcado por manifestações de fé e devoção dos participantes, e muitos fiéis agradecem por graças alcançadas. Além da procissão principal, o evento inclui diversas atividades religiosas, como missas e apresentações culturais. Na cidade, é possível se hospedar no Hotel Sagres, a apenas 1,4 km da Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, que oferece piscina ao ar livre, bar e restaurante.

Festa do Bonfim da Bahia – Salvador, BA

A Festa do Bonfim, realizada no mês de janeiro na capital baiana Salvador, é uma tradicional e popular manifestação religiosa, que recebeu o título de Patrimônio Cultural do Brasil pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Ela tem início com uma procissão de aproximadamente 8 Km, que sai da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia até a Igreja do Nosso Senhor do Bonfim.

Diante da igreja, as escadarias são lavadas com água de cheiro por baianas vestidas com trajes típicos, enquanto os participantes se vestem de branco e entoam cânticos e orações. As tradicionais fitinhas coloridas baianas também são usadas pelas pessoas durante a festa, que fazem pedidos ao amarrarem as fitas nos pulsos. Os viajantes podem se hospedar no Hotel Bahia do Sol, a 2 km do Pelourinho, no centro histórico da cidade.

Essas são apenas algumas das festas folclóricas que fazem do Brasil um país tão rico em cultura e tradição.  E com esse roteiro, é para aproveitar o ano inteiro.

Então, um beijo e até o próximo Check-in da Lau.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens