Breno Sales: Os Sofrimentos da Guerra

Apesar de não ser o foco desta coluna os conflitos políticos do continente europeu, hoje gostaria de abordar um assunto que todos estão acompanhando. O conflito da Rússia com a Ucrânia.

Em 2019 tive a oportunidade de conhecer Kiev a capital da Ucrânia, o motivo da minha ida a este país foi um encontro organizado pela igreja católica com todos os jovens dos países da antiga URSS, ali estavam presentes cerca de 10 mil jovens, todos unidos por um motivo maior, não tinha rixas, não tinham conflitos, não existia magoa por conflitos que existiram entre os seus países.

Porque estou contando essa história? Neste dia fiz muitos amigos, conheci muitas histórias e convivi com muitos ucranianos que contaram seus sofrimentos, pude ver a simplicidade de um povo que conviveu muito tempo com a guerra.

Gostaria de escrever coisas boas na coluna desta semana, porém minha preocupação com alguns amigos que estão na Ucrânia é maior, saber que muitos estão neste exato momento escondidos em porões, a 5 dias sem tomar banho e racionando comida me parte o coração, graças a Deus todos estão bem e estão esperançosos de que este conflito finalize o mais rápido possível.

Em 2019 o que mais me chamou atenção foi um muro próximo a uma igreja ortodoxa ucraniana que tinha centenas de fotos de soldados ucranianos na guerra com a Rússia. Estas fotos eram de jovens, alguns mais novos do que eu que perderam suas vidas combatendo por motivos egoístas de pessoas que almejam somente ter mais poder nas mãos. Peço desculpas por expressar minha opinião sobre este conflito, mas é triste dormir todos os dias com medo de uma possível terceira guerra mundial, é triste pensar nos amigos, nas famílias ucranianas que me acolheram, nas pessoas que estão morrendo sem terem culpa de um conflito que não escolheram. Espero de verdade que todos continuem bem, rezo todos os dias para que Deus possa proteger está nação e que a paz possa se estabelecer entre estes dois países.

O povo ucraniano e o povo russo já sofreram muito com a guerra, são irmãos que estão combatendo contra irmãos, por ordens de pessoas que contém o poder nas mãos. Já disse aqui uma vez quando escrevia sobre a Rússia e volto a falar, precisamos aprender com os erros do passado para que a história não se repita, milhares de pessoas morrem em guerras e este sofrimento continuará por muitas gerações.

Lembrem-se sempre de não generalizar e culpa a todos os russos, este povo sofreu muito e a maioria é contra esta invasão que estamos acompanhando nos noticiários. Tenham sensibilidade caros leitores com o compartilhamento de Fake News e de memes sobre o sofrimento destes povos, temos que manter a esperança de que esta guerra acabe e a estabilidade posso voltar.

Até logo,

Breno Sales

**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.

Imagens: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens