Priscilla Bisognin: Piadina

piadina

Piadina é um pão chato italiano, semelhante ao pão sírio. Usado para a confecção de sanduíches mais leves, é uma opção muito boa para refeições nos meses mais quentes. Esta receita usa tempos longos de fermentação, que podem ser encurtados ao se utilizar mais 1 colher de fermento biológico seco na hora de fazer a massa final, mas lembre-se que isso irá resultar num produto com menos complexidade de sabor.

Pré-fermento

140 gramas de farinha

140 gramas de água

1 colher de chá de fermento biológico

 

Massa

280 g do pré-fermento

½ xícara de azeite de oliva

480 g de água

710 g de farinha de trigo

3 colheres de chá de sal

 

Modo de fazer

Inicialmente junte o pré-fermento, a farinha e a água apenas e misture até ver que toda a farinha está hidratada. Deixe essa mistura descansar por 1 hora. Esse processo, conhecido como autólise, faz com que a as proteínas da farinha já comecem a se organizar, de forma que é necessário menos tempo de sova nas etapas posteriores. Além disso, a autólise também garante extensibilidade à massa, o que é muito importante neste caso, já que iremos abrir a massa em discos.

Após 1 hora de descanso, incorpore o azeite e o sal, sovando até obter uma massa lisa e elástica, o que pode ser feito manualmente, ou com uma batedeira planetária, utilizando o gancho para massas pesadas.

Deixe essa massa crescer por 3 horas em temperatura ambiente, ou por uma noite inteira na geladeira. Após o tempo de fermentação divida a massa em porções de 115 gramas, e molde-as em formato redondo. Deixe as bolas de massa descansarem por mais 1 a 2 horas, até dobrarem de tamanho.

Após a 2ª fermentação preaqueça o forno a 220 ºC e abra a massa em discos, asse uma por 4 minutos de um lado e em seguida vire as massas e asse por mais 3 minutos do outro lado. As massas devem ficar macias para que você consiga dobrar para fazer sanduíches.

Assim que saírem do forno você pode usar os mais variados ingredientes como recheios, presunto parma, queijo brancos e folhas verdes formam uma combinação ótima para uma janta rápida nos meses mais quentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens