Kacau: As Tendências de Marketing e Comunicação para 2022

Os dois últimos anos de pandemia trouxeram adaptações e mudanças. Muitas deram certo e vão continuar. Foram alternativas bem sucedidas que mudaram sistemas e processos.

Todas essas mudanças só foram possíveis graças aos recursos digitais e tecnológicos que a atualidade nos proporciona.

Nesse processo de mudança, o Marketing e a Comunicação também se transformaram, pois as necessidades somadas aos recursos que a tecnologia do mundo digital oferece, deram origem a uma nova forma de se relacionar, produzir e consumir.

O mercado adequou produtos e serviços ao consumidor, que consequentemente estabeleceu prioridades e adquiriu novos hábitos de consumo.

O fato é que mediante uma nova realidade de produtos, mercado e consumidor, algumas estratégias de Marketing e Comunicação estão ganhando a cena, e estarão em seu auge no próximo ano. Vejamos algumas delas:

1 – BIG DATA
Dados, informações e análise!
Toda a informação é construída com base em dados, ela precisa de dados para se consolidar. Portanto, quanto mais dados forem levantados, mais real, precisa e abrangente a informação será. Para o Marketing e para a Comunicação, que atuam com estratégias o tempo todo, a análise de todos os dados é o objetivo fundamental para captar insights, que podem fazer toda a diferença no processo estratégico.

2 – TRABALHO REMOTO E HOME-OFFICE
Estas modalidades vieram para ficar.
O trabalho remoto é todo aquele serviço prestado à distância, onde o colaborador pode interagir de qualquer parte do mundo, em qualquer situação. O Home-office, é quando o colaborador presta seus serviços trabalhando em casa, seja por um determinado período ou definitivamente. Ambas modalidades são acessíveis, práticas e funcionais, pois eliminam a burocracia que uma reunião ou encontro tradicional exige, otimizam tempo e reduzem custos.

3 – GROWTH HACKING
O Marketing Digital seguirá com força, mas buscando especialização voltada para o Growth Hacking, um tipo de marketing que visa resultados rápidos para potencializar o crescimento das empresas, buscando oportunidades e alternativas que acelerem esse processo de forma mais prática, com base em hipóteses e experimentos. Ele procura resolver o problema através de uma forma diferente de pensar, desde um pensamento mais teórico e científico ao mais criativo e ousado. O Growth Hacking busca recursos para atrair novos clientes e mantê-los, com resultados imediatos, já o Growth Marketing atua em um processo onde os resultados são a longo prazo, pois estão focados no reconhecimento da marca. Logo, o custo de trazer novos clientes é bem maior do que o custo de manter os que já existem, além do que, o Growth Marketing é a estratégia que se concentra nas vendas e nas relações pessoais, e não no processo de como elas acontecem, enquanto o Growth Hacking usa a tecnologia para gerar vendas e lucros, e por essa razão, será um dos maiores focos do Marketing Digital.

4 – INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Já está presente, e ganhará ainda mais força.
A Inteligência Artificial é uma realidade na qual a capacidade humana é simulada em máquinas. Ela tem sido inserida em produtos, serviços e suas relações com o consumidor. A presença dos famosos bots (robôs) em nossas vidas, será cada vez mais constante e já presenciamos isso ao contatar um serviço on-line, quando nos deparamos com chatbots, onde buscamos informações e podemos trocar mensagens com um assistente virtual que as empresas disponibilizam para o atendimento, automatizando o serviço. A Inteligência Artificial exige profissionais cada vez mais conectados às novas tecnologias, e uma busca constante por dados fundamentais para a construção de informações precisas que estreitem a conexão entre robôs e seres humanos.

5 – CONTEÚDOS EM VÍDEOS
Hora de começar o planejamento do conteúdo audiovisual para usar e abusar do YouTube, TikTok, Reels e Stories!
O público quer assistir vídeos, e os vídeos tem se tornado o conteúdo mais visualizado desde o início da pandemia, pois proporcionam uma dinâmica maior com os usuários. Em redes sociais como o Instagram, por exemplo, a plataforma entrega mais vídeos do que posts estáticos, transformando o vídeo em um conteúdo de maior abrangência, engajamento e portanto, resultados.

6 – OMNICHANNEL
Omnichannel é uma estratégia que procura reduzir a diferença entre o mundo on-line e off-line, estreitando as relações de um ambiente físico com um ambiente virtual e seus consumidores. É a ação de estar presente oferecendo todos os canais possíveis de venda, otimizando a relação entre cliente e marca com mais credibilidade e satisfação. Por exemplo, no sistema Omnichannel, você pode comprar um produto pelo e-commerce ou app e retirar na loja física. Ou ir até a loja física, conhecer o produto de perto, fazer o contato físico com o produto e solicitar a compra com algum vendedor do local, mas pedir que a entrega seja feita na sua casa, ou então finalizar a compra pelo app. Ou seja, são possibilidades diversas ao cliente que pode optar e usufruir dos serviços que me melhor lhe atendam.

7 – RESPONSABILIDADE SOCIAL
Eis aí uma tendência não só para o Marketing, mas para todos os segmentos.
A Responsabilidade Social é um dever não só exigido por autoridades ou instituições relacionadas, mas pelo próprio público, pelo consumidor que já ciente dessa necessidade, está exigindo também esse compromisso das marcas e dos produtos que consome. É hora de se comprometer não só pensando nas vendas e no lucro, mas no meio ambiente, nas pessoas e no Planeta. Sendo assim, a preservação ambiental, a sustentabilidade, os produtos não testados em animais, a logística reversa, o consumo consciente, o respeito com as pessoas e a diversidade já são e continuarão sendo alguns fatores importantes e que podem ser decisivos na avaliação do consumidor, na hora de optar ou cancelar uma marca.

Enfim, as tendências de Marketing e Comunicação, surgem perante uma necessidade, seja do mercado ou do consumidor. Logo, se bem aproveitadas no momento certo para o público em potencial, podem se tornar estratégias de sucesso e excelentes resultados.

Prontos para 2022?

Por Kacau

Imagem de Capa – Pixabay

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