Kacau: Podcast, uma ferramenta de marketing cheia de vantagens

O Podcast é um conteúdo de áudio disponível em formato de arquivo ou através de streaming, que tem ganhado popularidade nos últimos anos, principalmente em 2020, com o isolamento provocado pela pandemia.

Ele também pode ser filmado e exibido como um vídeo gerando conteúdo para outros canais, o que inclusive virou moda entre os influencers e outras personalidades que filmam seus Podcasts para publicá-los em seus canais do YouTube e no Instagram.

Ao contrário dos programas de rádio que vão ao ar em horários determinados pela própria estação, o Podcast pode ser ouvido quando o usuário desejar, e com o assunto que ele bem escolher.

A praticidade do Podcast permite que ele seja ouvido através de vários aplicativos, o que o torna tão acessível, ao mesmo tempo em que colabora para uma audiência fiel.

Entre algumas sugestões dos melhores apps para o Podcast temos:

1.Spotify
2.Deezer
3.SoundCloud
4.WeCast
5.Castbox
6.TuneIn
7.Google Podcasts
8.Apple Podcasts
9.Podcast Addict
10.Overcast

Escolher sobre os assuntos que se quer ouvir e no momento em que se deseja, é um benefício que tem conquistado milhões de pessoas pelo mundo inteiro.

De acordo com dados da Statista (Global Consumer Survey), o Brasil é o terceiro país que mais consome Podcast no mundo, com mais 40% de brasileiros que já aderiram ao formato de áudio. O país só fica atrás da Irlanda e Suécia, que lideram o ranking.

Essa pesquisa somada à dados também fornecidos pelo IBOPE, revelam que no Brasil são mais de 30 milhões de usuários, onde mais de 40% dos brasileiros já escutaram pelo menos um Podcast nos últimos 12 meses.

No Brasil, o maior público do Podcast se concentra entre usuários de 25 e 34 anos, bem equilibrados entre o público feminino e masculino, onde 51% é composto por homens e 49% por mulheres.

O objetivo do Podcast é criar uma conexão maior com os ouvintes, envolvendo assuntos que vão deste um simples bate-papo até uma entrevista, debates e assuntos fictícios.

O fato é que o áudio encontrou grandes vantagens nesse formato tão prático e acessível.

Foto: Pixabay/Sammy-Sander

Características do Podcast

– O Podcast está disponível em diversas plataformas com uma linguagem bem acessível e informal.

– É um canal que oferece ao usuário a praticidade de ouvir o conteúdo desejado em qualquer lugar e em qualquer momento, permitindo que ele execute outras atividades ao mesmo tempo, aumentando sua produtividade diária e otimizando seu tempo.

Prova disso são as informações fornecidas pela ABPod, Associação brasileira de podcasters, que por meio do PodPesquisa, registrou que 68% dos brasileiros que aderiram ao recurso, escutam Podcasts fazendo outras tarefas.

– A portabilidade e o fácil acesso ao Podcast, faz dele um formato que consegue se manter mais presente na vida dos ouvintes.

– Fortalece a conexão da marca com o público.

– É mais um app monetizado, onde o recebimento vem dos patrocinadores e não das plataformas que hospedam o conteúdo, ou seja, pode gerar lucro.

– Para produzir o conteúdo de um Podcast profissional, são necessários alguns equipamentos como microfone, fones de ouvido, mesa de som e um software de edição, porém, quem não tem todos esses recursos sofisticados, também pode produzir o conteúdo com o próprio celular, usando um app gratuito para Podcast, como o Archor por exemplo, disponível para Android e iOS. O aplicativo oferece gravação e edição com várias funções.

– Ao contrário do rádio, que oferece um alcance limitado, o Podcast não tem limitações de alcance pois está na internet, possibilitando seu acesso à ouvintes do mundo inteiro.

– O Podcast é um recurso de baixo custo se comparado ao rádio e à TV, sendo que com um kit de gravador e microfone ou um celular, a mágica acontece.

– Oferece um conteúdo que pode ser compartilhado criando uma conexão maior entre os ouvintes que podem trocar ideias sobre o conteúdo, gerando engajamento, repercussão nas demais redes sociais e assim, uma divulgação totalmente orgânica.

Tudo isso transformou o Podcast em mais uma ferramenta de marketing digital na qual algumas marcas resolveram apostar, como a Natura Musical, Azul Linhas Aéreas, Heineken, Tetra Pak e várias outras, lançando Podcasts musicais ou com informações relevantes sobre produto e serviço para proporcionar experiências únicas aos seus clientes.

Mas, não são apenas as marcas que estão de olho no Podcast produzindo áudios como estratégia de engajamento.

O Podcast também oferece uma excelente oportunidade aos professores, para transmitirem seus conteúdos de forma prática, oferecendo maior acesso aos alunos.

Além disso, o Podcast também se tornou uma ferramenta educacional que traz inúmeros benefícios para professores e alunos, com um conteúdo disponível 24 horas, através de uma dinâmica diferente aos que preferem ouvir do que ler, e que por sinal são muitos.

O Podcast continua em expansão e é mais uma ferramenta digital revelando excelentes recursos para o crescimento das marcas, empresas, entretenimento e informação, com técnicas dinâmicas, que conseguem envolver o ouvinte se encaixando em sua rotina diária.

Por Kacau

Imagem de Capa: Pixabay

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