Kacau: Marketing Pessoal – O sucesso do seu negócio começa em você

Você já parou para pensar que imagem ou conceito as pessoas tem de você?

Há quem diga que não dá a mínima para a opinião dos outros a seu respeito. Em compensação, há quem se importa, e muito. Porém, se importando ou não, quando o assunto somos nós, existe aí uma grande marca envolvida, e um bom Marketing Pessoal a ser trabalhado.

 O Marketing Pessoal vai além do efeito para quem quer aparecer, ser visto, notado ou lembrado. Ele se faz necessário e praticamente quase que obrigatório mediante um mercado tão competitivo.

Não só para alavancar sua carreira e fazer com que você se destaque no mercado, o Marketing Pessoal pode elevar o nome da sua marca através de você.

Grandes empresas e marcas buscam por pessoas que tenham valores agregados, credibilidade, um bom networking e que causem impacto, principalmente comportamental.

Imagine que você seja um produto. Você precisa dizer que esse produto existe, provar o quanto ele é bom e tem valor. O Marketing Pessoal faz isso, porém, ao invés de fazer com um produto, ele faz com você.

Foto – Pixabay

Mas o que é o Marketing Pessoal?

O Marketing Pessoal, são estratégias usadas para valorizar você, buscando um lugar de destaque, a fim de posicionar você no mercado como profissional e também como pessoa em suas relações pessoais. Ele atua para que você chame a atenção do público e consiga atingir o target (público e objetivos), melhorando sua visibilidade e fazendo com que você construa uma imagem de respeito e autoridade. Ele visa proporcionar a reação positiva do seu público, divulgando quem você é e o que você faz. É a forma como você se comunica e atinge as pessoas.

Mas não podemos falar em Marketing Pessoal, sem falar em Personal Branding, sendo que um complementa o outro, porém há uma linha tênue que os distingue.

Personal Branding é a gestão da sua marca pessoal, ou seja, são as estratégias que envolvem o seu posicionamento, seus valores, sua visão e sua missão. Ele cria o elo mais “emocional” entre você e o público. É como você toca as emoções das pessoas, é como você é lembrado e o porquê é lembrado. Se trata das estratégias que você usa sem pressionar o público, mas sim, mostrando seu conceito e sua missão, para que ele próprio decida, tire suas conclusões e entenda o seu valor. Ele busca a admiração do público pelo valor que você cria ao seu redor, visando sua autoridade e respeito.

Foto – Pixabay

Mas, para que o seu Marketing Pessoal e Branding sejam trabalhados de forma correta tendo resultados e sucesso, é necessário que o seu processo siga alguns passos importantes :

1 – Conheça a si mesmo
O autoconhecimento é o início de tudo. Através dele você conseguirá traçar com precisão os seus objetivos e saber exatamente quem quer atingir e aonde quer chegar. Para que os outros saibam quem você é, e conheçam você, é preciso que antes de tudo, você se conheça.

2- Tenha uma boa imagem
Você não precisa e não deve querer chamar a atenção com uma imagem cara, ou que muito menos não represente você, mas sim, manter um visual coerente com sua personalidade e proposta. Mantenha sua originalidade, pois as pessoas precisam saber quem você realmente é. Mas lembre-se de que a imagem, principalmente na internet, se constrói com atitude e comportamento.

3- Tenha atitude
Seu posicionamento e seu comportamento contam muito nessa hora, e é extremamente importante que você busque uma postura correta de atitude positiva mediante os fatos e acontecimentos. Use as redes sociais com coerência e interaja pacificamente com todos. Saiba se posicionar, opinar, argumentar e saiba respeitar a opinião alheia e contrária, não só nas redes sociais mas off-line também.

4- Saiba liderar
Um líder é aquele que toma a frente das situações para coordenar um grupo ou alguma ideia, porém, ele faz isso incentivando pessoas e despertando nelas a autoconfiança e o que elas tem de melhor. Lidere sendo um motivador de todos à sua volta, e não apenas ditando regras. Cative a admiração das pessoas.

5- Tenha um bom Networking
Esteja sempre conhecendo novas pessoas e otimizando a troca de informações e interesses. Cada pessoa pode ser uma oportunidade diferente, assim como você será para elas também. Crie um círculo de relacionamentos em potencial, seja para você ou para a sua marca.

6 – Se faça presente
Esteja sempre envolvido nos eventos, reuniões ou acontecimentos do seu interesse ou do seu segmento, marque presença sempre que possível, tanto em ambientes reais quanto virtuais.

7- Ofereça um bom conteúdo
Seja objetivo e claro ao levar sua mensagem. Independente de ser um texto, uma imagem, um áudio ou um vídeo, seja transparente e humanize a linguagem. Seja também acessível na interação com todos. Procure conteúdos atualizados, leve novidades, esclareça dúvidas, seja inovador e criativo.

8 – Crie sua Marca
Crie uma marca com o nome do seu negócio ou com seu próprio nome. Uma marca gera mais impacto, facilita a memorização e acelera várias outras possibilidades agregando valor.

9- Se atualize
Se mantenha atualizado de tudo, e busque se qualificar cada vez mais naquilo que você se propõe a oferecer. Esteja sempre à frente das novidades para que você seja uma referência de informações seguras e relevantes.

Todos esses passos são básicos. Mas é preciso considerar que cada pessoa pode construir e encontrar dentro da sua realidade, necessidades, soluções e regras mais específicas ou peculiares.

Portanto, é importante que você relembre sempre da primeira etapa, identificando possibilidades que talvez só você tenha para oferecer, e assim, aplicá-las em seu Marketing Pessoal da melhor forma possível, e quem sabe, como um grande diferencial e vantagem a seu favor.

Por Kacau

Imagem de Capa – Pixabay

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