Luiz Pedro: A saliva

saliva

Olá, amigo do Criando Sorrisos. Semana começando, vamos com fé, força e foco. Alguns sentem uma certa repulsa ou até mesmo “nojo”, outras pessoas não se importam, mas o fato é que a saliva,  é um fluído de extrema importância para nossa saúde bucal. “Bora” aprender mais ?

Ela desempenha um papel fundamental na manutenção das condições fisiológicas normais dos tecidos orais.

As glândulas salivares, parótida, sub lingual, sub mandibular, podem juntas, produzir cerca de 1,5 litro de saliva ao longo do dia.

Constituída por componentes orgânicos, como glicoproteínas e lipídeos, e por componentes inorgânicas, como íons e fluoreto, 99,1% é de água.

Tem como funções: a auto limpeza da boca, ação antimicrobiana, lubrificação, neutralização de ácidos bucais, percepção gustativa de alimentos, remineralização dos dentes, neutralização de ácidos bucais, entre outras.

Seu aspecto mucoso se dá por uma substância chamada mucina, uma proteína de elevada massa molecular.

A baixa produção de saliva pode trazer alterações locais como altos índices de cárie, mau hálito e inflamações gengivais. Algumas doenças propiciam essa situação, assim como o uso de alguns medicamentos. Durante o sono fisiologicamente isso ocorre, portanto a necessidade de uma higiene oral rigorosa antes de dormir.

Para a produção de saliva, a hidratação é fundamental, tomando pelo menos 2 litros água por dia, chamando atenção novamente para a escovação adequada dos dentes e o uso do fio dental, a fim de manter seu sorriso saudável.

É isso amigo, conhecimento é um dos nossos maiores bens, forte abraço e até semana que vem.

 

#3fs

 

Acesse e conheça mais o Dr Luiz : http://luizcarlospedro.kpages.online/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens