Jorge Lordello: Dicas de segurança para usar o Pix e não cair na roubada.

Milhões de brasileiros já estão usando o PIX a pleno vapor. Mas o que é o PIX? É um sistema de transferência de dinheiro e pagamentos instantâneos que permite transações 24 horas por dia, inclusive em finais de semana e feriados. Além dessas vantagens espetaculares, não cobra taxas de pessoa física.

Já era previsível que seria um sucesso. Por esse motivo, os marginais passaram a estudar seu emprego em favor da prática criminosa. Portanto, todo cuidado ainda é pouco ao utilizar essa nova tecnologia financeira.

Relaciono em seguida algumas dicas de segurança que recomendo leitura atenta:

1) A transferência de dinheiro através do PIX é instantânea; leva poucos segundos para ser concretizada. Se o usuário realizar a transferência e perceber em seguida que o dinheiro não caiu na conta bancária do destinatário, algo de errado aconteceu; provavelmente foi vítima de golpistas. Nesse caso, procure o Banco imediatamente para saber o que aconteceu e se terá que cancelar o cartão do PIX junto a instituição bancária e trocar o login.

2) Na hora de digitar os dados da pessoa para quem irá enviar dinheiro, preste atenção para não errar, pois o dinheiro poderá cair em outra e será complicado reaver.

3) Jamais utilize o PIX através de wi-fi público; o risco de invasão de vírus e malwares no seu celular é grande.

4) Depois de usar o PIX, feche imediatamente o aplicativo.

5) Não deixe o ícone do app do PIX ficar na página de entrada de seu celular. Esconda em uma pasta sem identificação.

6) Mantenha sempre a atualização dos softwares de seus aplicativos em dia, evitando, assim, que bandidos digitais encontrem brechas para fazer a silenciosa invasão.

7) Jamais deixe seu celular encima de mesa ou longe de seu raio de visão. Lembre-se que alguém com índole criminosa, e até do seu círculo de amizades, poderá querer xeretar o conteúdo do seu smartphone.

 

Jorge Lordello

**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.

Imagem: Freepik

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens