Jorge Lordello: Síndicos que buscam o bom, bonito, barato e rápido 

Recentemente, ministrei palestra para síndicos; no módulo onde mostro como escolher fornecedores de serviços sem ter dor de cabeça no futuro, fiz, inicialmente, a seguinte pergunta:

“Ao solicitar os três orçamentos, o que você busca como diferencial para efetivar a contratação?”

Rapidamente, um síndico levantou a mão e deu a seguinte resposta:

“Eu zelo pelo dinheiro do meu prédio, por isso, busco por 4 qualidades: bom, bonito, barato e que faça o serviço rápido”.

Alguns participantes deram gargalhadas e pude ouvir várias pessoas dizendo a seguinte frase:

“Poxa, esse é o sonho de todo administrador condominial”. 

Mas será mesmo que isso é verdade?  

 

Tenho absoluta certeza que não!!!

Somente “comprador” com pouca experiência em administração busca fornecedor que consiga reunir preço baixo, serviço de alta qualidade e bem feito e que ainda entregue o combinado no prazo desejado. Na prática, a realidade é bem diferente. Tem um ditado popular que diz:

“Quem paga mal, paga duas vezes”.

A verdade, é que quando o síndico contrata mal um prestador de serviço, as consequências podem ser danosas para a coletividade e, principalmente, para quem assinou o pagamento, pois a responsabilidade sobre eventuais danos e prejuízos oriundos da péssima contratação recairá sobre quem contratou.

Voltando à palestra que ministrei no mês passado, fiz uma colocação capciosa aos participantes:

“Em relação ao bom, bonito, barato e rápido, quero que você escolha apenas 3 desses requisitos ao efetivar a contratação de um fornecer”.

Um dos presentes comentou:

“Lordello, eu sempre escolho o bom, bonito e barato”.

Em seguida retruquei:

“Sem problema, você vai ter o bom, bonito e barato, mas o serviço a ser executado vai demorar 4 vezes o tempo que você deseja. E aí, você vai ficar satisfeito?”

Já outro síndico pediu a palavra e disse:

“Eu escolho o bom, barato e rápido”.

Nesse momento dei a seguinte explicação:

“Posso lhe garantir que o bom, barato e rápido não vai ser bonito”.

O silêncio tomou conta da plateia, mas outro administrador resolveu palpitar:

“Minha experiência diz que devemos optar pelo bom, bonito e rápido”.

Aí, minha conclusão foi óbvia:

“Qualquer serviço que seja bom, bonito e feito com rapidez, não vai ser barato, ou seja, não vai ser o orçamento que optou pelo menor preço”.

Para finalizar esse tema da minha palestra, deixei a seguinte conclusão reflexiva:

“Acabei de dar a vocês o panorama completo de como contratar um fornecedor para realizar serviço no prédio. Cabe a cada um decidir o que vai receber. Não existe mágica e nem milagre. O que é inadmissível aceitar de um administrador com tantas responsabilidades envolvidas, é que acredite ser possível encontrar prestador de serviço que consiga reunir no mesmo orçamento o bom, bonito, barato e rápido”. 

 

Jorge Lordello

 

 

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Imagem: Freepik

 

 

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