Renata Sartório estreia coluna de Turismo e Aventura

Se o dia a dia de uma pessoa com deficiência e mobilidade reduzida não é nada fácil, o turismo de aventura em suas vidas seria algo impensável: a prática de esportes radicais.

Mas felizmente eu pude constatar, através das minhas viagens pelo Brasil, que, mesmo lentamente, esse cenário começa a mudar. As empresas de Turismo e algumas cidades começam a desenvolver atividades para esse público até então esquecido.

Vou citar como exemplo a cidade de Socorro, estância hidromineral localizada a 134 km de São Paulo e que integra o circuito das águas paulista, referência em turismo de aventura no estado, que através do Projeto Socorro Destino Referência em Turismo Especial, têm investido muito no desenvolvimento e adaptação das atividades para o turista com deficiência ou mobilidade reduzida.

Tive a oportunidade de utilizar a cadeira adaptada na tirolesa, e realmente é muito seguro e confortável, um objeto simples que pode fazer a diferença na vida de algumas pessoas. Muito emocionada, durante a gravação desta pauta, ouvi o relato de um pai de uma garota com deficiência física, que dividia sua emoção em ver, pela primeira vez na vida, sua garotinha radiante, participando de atividades que antes seriam impossíveis.

Com os olhos marejados esse pai narrava às dificuldades que enfrentava para encontrar roteiros turísticos compatíveis com a necessidade de sua família.

Segundo a Comissão de Acessibilidade de Socorro, o município recebeu a missão de tornar-se o primeiro destino turístico acessível. Para desenvolver esse trabalho a cidade investiu em transporte, banheiros e brinquedos públicos adaptados, bem como rampas e vagas demarcadas por toda cidade.

Além disso, investiram em treinamentos de profissionais para atender pessoas com deficiência. Cada público é atendido de acordo com suas necessidades. Além disso, os pontos turísticos do centro histórico são interligados por um piso tátil e os semáforos foram adaptados com recursos sonoros para atender pessoas com deficiência visual.

Foi muito gratificante conferir o empenho de todos da cidade, para oferecer essa inclusão em seus roteiros turísticos, termino torcendo para todo o país ser acessível universalmente.

O selo testado e aprovado vai hj para http://www.campodossonhos.com.br/aventuras/tirolesa/

Na semana que vem eu volto com mais dicas de turismo e aventura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens