Fe Bedran- Arte na TV: Pedacinhos de “Meu Pedacinho de Chão”

Na última coluna, vimos a Cidade Cenográfica de “Meu Pedacinho de Chão” como um grandioso Adereço, uma verdadeira uma obra-de-arte, que, como um organismo vivo e personagem principal da trama, estava em constante mutação. Cenários e ambientes eram constantemente adaptados, incrementados e reinventados pela equipe criativa, ao mesmo tempo em que a paisagem se transformava de acordo com as estações do ano: Primavera, Outono e Inverno.

Hoje, a coluna será como o velho e bom clichê que diz que “uma foto vale mais do que mil palavras”. Falaremos pouco, mas mostraremos muito. Observaremos os detalhes deste universo encantador, pois praticamente tudo o que era visto em cena, havia passado antes pelas mãos dos talentosos artistas da Produção de Arte, Figurino, Cenografia, Caracterização e Adereços.

A Venda de Giácomo (Antônio Fagundes) e o varal de carnes cenográficas do açougue local. Reparem na riqueza de detalhes. Na venda, vários objetos foram pintados nas cores primárias para remeterem ao conceito de brinquedo, fábula e história em quadrinhos da novela. Este foi o mesmo propósito da produção de peças de carne cenográficas com aparência de brinquedo. A atemporalidade é marcada pela mistura dos plásticos e objetos antigos, como a máquina registradora e o moedor de carne. Do lado de fora da venda, mais um exemplo divertido de criatividade: a massa de macarrão secando ao sol foi feita por cadarços de tênis coloridos. (“Meu Pedacinho de Chão”, 2014.)
Quarto de Pituca (Geytsa Garcia) com Casinha de Boneca Vitoriana. Os móveis em miniatura foram comprados em São Paulo em loja que fabrica estes móveis específicos. Toda a decoração da casa (papel de parede, objetos, roupas de cama, tapetes, enfeites, etc) foi feita pela equipe de Produção de Arte e Adereços. Os lustres de miçangas continham mini luzes de led. (“Meu Pedacinho de Chão”, 2014.)
Detalhe das roupas de cama de Pituca (Geytsa Garcia) e Catarina (Juliana Paes). As roupas de cama eram praticamente um adereço completo. Todas foram feitas à mão, pintadas, tingidas e bordadas com resto de material de acervo de cama e mesa e de figurino. Diferente das outras novelas, a Produção de Arte possuía uma costureira exclusiva para o departamento, pois toda a parte de rouparia (tapetes, toalhas, lençóis, colchas) era personalizada de acordo com a linguagem do folhetim. (“Meu Pedacinho de Chão”, 2014.)
À esq.: O piano do bordel da cidade, forrado de tecido rendado vermelho, com direito a cinta-liga, plumas e rosas vermelhas. À dir., o violão feito para a personagem Milita (Cintia Dicker), a pedido do diretor Luiz Fernando Carvalho, nas mãos da Produtora de Arte Myriam Mendes. A foto, infelizmente, não faz jus ao esmero da decoração do instrumento musical, todo forrado de crochê. (“Meu Pedacinho de Chão”, 2014.)
Os vidros produzidos para o laboratório e consultório do Dr. Renato (Bruno Fagundes) e o lindo livro de receitas adereçado e personalizado para o personagem Dona Tê (Inês Peixoto). No segundo slide, as malas especialmente fabricadas e forradas para a novela, e as espadas dos personagens pintadas nas cores primárias (“Meu Pedacinho de Chão”, 2014.)
Os animais da trama também pareciam brinquedos de criança e mexiam (literalmente) com a imaginação dos telespectadores: além de bastante coloridos, eram articulados e possuíam algum movimento. No primeiro slide, alguns animais da cidade preparados para o inverno. No segundo slide, o mecanismo para a movimentação das galinhas e a tartaruga da cidade. (“Meu Pedacinho de Chão”, 2014.)
As vacas da cidade cenográfica também eram um charme à parte. Feitas de resina e bem coloridas, se encaixavam perfeitamente no mundo onírico fabular da imaginação infantil. A tradicional moenda de engenho à tração animal da vida real foi substituída pelo lúdico “curral-céu”, um carrossel de vacas de resina coloridas (segundo slide). No detalhe, Rodapé (Flavio Bauraqui) tirando um cochilo ao lado da vaca que, além de mexer o rabo, também podia ser ordenhada em cena. (“Meu Pedacinho de Chão”, 2014.)

Tão encantadores quanto as vacas eram os elegantes cavalos da novela. Inspirados em cavalinhos de carrossel, foram construídos em fibra de vidro e mecanizados para se movimentarem como cavalinhos de brinquedo. Mexiam as patas, a cabeça e o pescoço e abriam e fechavam os olhos. Vários artistas contribuíram para que o produto final alcançasse este resultado tão perfeito. Nos dois primeiros slides: Quarta-feira, o cavalo de Zelão (Irandhir Santos) sendo produzido e depois em cena com o ator. No terceiro slide, Pedro Falcão (Rodrigo Lombardi) montado em seu cavalo na novela. (“Meu Pedacinho de Chão”, 2014.)

 

Vídeos mostrando a movimentação dos animais (bastidores):

https://www.youtube.com/watch?v=Im2ZpFQP8ew

https://www.youtube.com/watch?v=XULxg8onQc8

https://www.youtube.com/watch?v=LgnhQTblQHc

https://globoplay.globo.com/v/3215826/

 

*REFERÊNCIAS

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  1. Memória Globo. http://www.memoriaglobo.globo.com/programas/entretenimento/novelas/meu-pedacinho-de-chao-2014/meu-pedacinho-de-chao-2014-cenografia-e-arte.htm
  2. O Globo: https://oglobo.globo.com/cultura/revista-da-tv/conheca-detalhes-da-criacao-de-meu-pedacinho-de-chao-trama-com-universo-onirico-ar-de-fabula-12586431#ixzz4v2Zi44LQ
  3. Pure People – Meu Pedacinho de Chão
  4. BlogAuroradeCinema aplaude a novela ‘Meu Pedacinho de Chão’
  5. https://auroradecinema.wordpress.com/tag/luiz-fernando-carvalho/
  6. http://www.wscom.com.br/noticias/paraiba/esculturas+de+artesao+paraibano+sao+destaque+em+novelas+da+rede+globo-168072
  7. https://www.5emcena.com/resina-e-gesso

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