Fernanda Bedran – Arte na TV: As festas!

Na semana passada, a coluna pegou carona no trenó do Papai Noel e “navegou” por diferentes decorações de Natal das novelas, explorando suas características e desafios de produção. Hoje, avançaremos mais um pouco nesta viagem, passando também por Programas de Variedades, ou os famosos “Linha de Show”.

Ao contrário da Dramaturgia, onde as “Festas” (Natal e Ano Novo) são projetadas de acordo com a personalidade e conceito dos cenários, correspondendo à sua realidade, nos Programas de Variedades impera a liberdade. A vida real se transforma em um mundo mágico e de sonho, onde tudo é possível.

Vejam, por exemplo, algumas fotos do Natal do “Esquenta” da temporada de 2014. A Cenografia se inspirou no tema “Brinquedos” para criar um ambiente lúdico, divertido e infantil com adereços natalinos em um estilo vintage-moderno (slide de capa). Um pequeno carrossel girava na parte de cima do palco, onde um enorme arco de bolas coloridas de Natal envolvia vários brinquedos, entre eles um urso de pelúcia gigante, blocos de letras do alfabeto e os famosos soldadinhos de chumbo do balé “Quebra-Nozes”. Uma imponente Árvore de Natal de aproximadamente 6 metros de altura imperava sobre o cenário, cercada de presentes a serem dados para a plateia pela apresentadora Regina Casé.

Na primeira foto, eletricistas terminam de fazer a instalação para iluminar a majestosa Árvore de Natal. Ao redor do palco, mesas e cadeiras acomodavam os convidados e membros do elenco, entre eles Sig Bergamin, Preta Gil, Carolina Dieckmann, Nanda Costa e Zeca Pagodinho. No segundo slide, mesmo já tendo aparecido na coluna da semana passada, vale a pena rever a memorável Ceia do Natal do “Esquenta” que, de tão longa a mesa, mal pôde ser enquadrada pela foto. Durante a gravação do programa (aprox. 8 horas), uma equipe de garçons serviu os convidados sentados às mesas ao redor do palco. A maior dificuldade de produção para este evento foi conseguir um belo peru de Natal no Rio de Janeiro em outubro, mês em que foi gravado o episódio. Esgotadas as possibilidades de se conseguir tal iguaria em terras cariocas, a Produção de Arte contratou um motorista que viajou para São Paulo para trazer, em um isopor com gelo no porta-malas de seu carro, a ave que não pode faltar em qualquer Ceia Natalina.
Mais um exemplo de decoração Natalina em Programas de Variedades. No “Adnight” de 2016, os lindos “cases” cinzas do cenário foram envolvidos com grandes laços de veludo vermelho. Uma Árvore de Natal de recorte de MDF se destacava, pintada em dourado. Para completar, lindas bolas de Natal infláveis pendiam do teto do palco. Uma curiosidade: para que os infláveis se parecessem com as típicas bolas natalinas, os mesmos receberam o acabamento com copos descartáveis pintados de dourado emborcados para baixo (uma solução simples e eficiente). No segundo slide, voltando à realidade da Dramaturgia, nos deparamos com a linda e requintada decoração de Natal feita para o cenário de Leonor (Nicette Bruno), para a novela “Salve Jorge”, em dezembro de 2012. A escolha dos discretos, mas elegantes adornos, correspondeu à sofisticação do cenário e personagem.
Também impecável, delicada e original foi a decoração natalina do cenário de Helena (Taís Araújo), na novela “Viver a Vida”, em 2009. As pinceladas de violeta em tons pastéis contribuíam para linguagem solar, meiga e doce da personagem e seu cenário. Logo na entrada da casa, um móbile de bolas de Natal transparentes, nas pálidas cores azul, verde, rosa e lilás, acolhe quem entra. A delicadeza também está no branco e nas lampadinhas que pontuam o a ornamentação. Na escada, destaca-se um criativo móbile de cartões de Natal, acompanhado de uma fileira de flores de tecido iluminadas.
A mesma graciosidade e o mesmo romantismo da decoração do Estúdio também transpareceram na ornamentação da Estufa na Cidade Cenográfica; impossível do casal Marcos (José Mayer) e Helena (Taís Araújo) não ficar apaixonado (“Viver a Vida”, 2009).
E por que não relembrar o lindo “Natal-Família” da casa de Tide (Tarcísio Meira) na novela “Páginas da Vida”, 2006? O patriarca, assim como o autor do folhetim, Manoel Carlos, adorava ter a casa repleta de familiares e amigos nas comemorações. A decoração compunha uma mistura de sofisticação e divertimento, atribuindo um clima lúdico e elegante ao cenário, que abraçava as gerações que ali frequentavam. Na segunda foto, o Assistente de Estúdio Nilton Canavezes, segura a claquete para o início do take. Em cena, os atores Pedro Neschling, Duda Nagle, Marjorie Estiano, José Mayer, Edson Celulari, Natália do Vale, Helena Ranaldi, Thiago Lacerda, Walderez de Barros e Umberto Magnani (da esq. para a dir.). No último slide, na foto da esquerda, vê-se toda a família reunída para a Ceia de Ano Novo. À direita, Thiago Lacerda vestido posa de Papai Noel para entreter as crianças da casa, Tidinho (Gabriel Lepsch), Guilherme (Rafael Machado) e Pinhão (Marcos Henrique).
E já que falamos do Ano Novo, que tal checarmos a linda Festa de “Réveillon” da novela “Viver a Vida”, 2009? Para o evento, a cenografia cobriu a Mansão Amarela e toda a área dos jardins e piscina com pisca-piscas natalinos. Devido à interrupção pela chuva e mau tempo, a festa teve que ser gravada em dois dias, sendo que no segundo, foi transferida e adaptada para o Estúdio. Os tons violeta do interior da mansão também imperaram no exterior da casa. O teto da pista de dança coberto por luminárias japonesas conferiu um clima jovial, mas sofisticado à decoração. O toldo azul marinho foi uma ótima escolha como cobertura, substituindo a habitual tenda branca (muito mais elegante). Muitas velas deram o toque final. No destaque do último “slide”, veem-se José Mayer como Marcos e Lilia Cabral na personagem Tereza, sua ex-mulher na narrativa.
Para encerrar, um gostinho do palco do Esquenta no programa de Ano Novo de 2014 para 2015.

Na semana que vem, temos mais festas! Aguardem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens