Ro Andrioli: Buon Anno a tutti!

Será que na Itália, as festas de final de ano e suas superstições, são parecidas com as nossas?

Embora não seja aconselhável pular as sete ondas por lá, devido ao frio, algumas tradições são bem parecidas, ou quase iguais.

O ano novo italiano pode variar de acordo com a região e também de acordo com a cidade onde estamos. Festejar a passagem de ano em Roma, Napoli ou Milano é uma coisa. A passagem em cidades pequenas é um pouco diferente.

Uma das tradições mais antigas e particulares do réveillon italiano seria a de jogar pratos, copos ou qualquer outro objeto considerado velho, pela janela! Ainda hoje, em algumas cidades, a superstição ainda vale.

Se estivermos em Napoli, por exemplo, entre a noite de 31 de dezembro e a tarde de primeiro de janeiro, aconselho não passar perto das janelas. Já ouvi estórias de pessoas que viram até máquinas de lavar louça serem lançadas para a rua! Imaginem se a moda pega por aqui!

Mas enquanto os objetos sem uso são despachados, acontece um verdadeiro show de fogos de artifício. Como em todo lugar do mundo.

Alguns costumes são bem parecidos com os nossos. Comer lentilhas, uva passa, significa como aqui no Brasil, ter a esperança de um ano com muita sorte e dinheiro. Pelo mesmo motivo, os italianos fazem questão de comer o cotechino ou zampone, uma espécie de linguiça de porco fervida, um prato comum na cozinha italiana.

Colocar o dedo dentro do copo de espumante e passá-lo atrás da própria orelha ou de outra pessoa, é igualmente sinal de boa sorte.

Outro costume comum entre o Brasil e a Itália, é vestir na virada, roupas íntimas de cor vermelha, pois traria sorte no amor e fertilidade. A diferença é que alguns homens também o fazem. Mas atenção, para dar certo, as roupas devem ser jogadas fora logo no primeiro dia do ano!

Acreditando ou não em superstições, o mais importante é começar o novo ciclo desejando um mundo melhor! Um mundo com menos sofrimento, com menos injustiças e com a esperança que as pessoas sejam mais tolerantes e prestativas. Já seria o suficiente para começar um bom ano, concordam?

Muito obrigada por terem me acompanhado em 2017 e que 2018 seja repleto de boas surpresas! Um Felice Capodanno a tutti voi!

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens