Fernanda Bedran estreia coluna de Arte na TV

Eles estão em comerciais de TV,  são “garotos-propaganda” de diversas marcas, nos encantam nas redes sociais, e não poderiam ficar de fora dos principais programas de TV.

Sejam bichinhos de estimação ou animais de grande porte, os autores de novelas, minisséries e seriados deleitam-se na escalação desses notáveis atores.

Quem não se lembra da vaca Estrela de Timóteo (Marcelo Novaes), na novela ˜Chocolate com Pimenta (2003), que todas as noites escutava o personagem desabafar suas desilusões amorosas?

Ou da cobra Serafina (Ritinha na realidade) da personagem Shirley de Em Família (2014) interpretada pela atriz Viviane Pasmanter?

Na televisão, o departamento responsável pela escolha e contratação destes animais chama-se Produção de Arte.

No caso dos animais que são personagens fixos, os Produtores de Arte fazem sua seleção durante os meses de pré-produção, seguindo a descrição do papel feita pelo autor na sinopse do produto.

Existem várias agências de talento animal especializadas no fornecimento deste “casting” específico e adestradores e treinadores responsáveis por preparar os animais para as cenas. Estes precisam estar com toda a documentação em dia: vacinas, atestado de saúde dado por um veterinário responsável, e autorização do Ibama, no caso do uso de animais silvestres e exóticos.

Há grande preocupação com o bem-estar e saúde tanto dos bichinhos quanto dos atores envolvidos, afinal os holofotes, gruas, microfones e movimentações no set podem assustar os animais.

Na novela Salve Jorge (2013), a atriz Nicette Bruno participou da seleção da Emily, sua mimada e sofisticada cadelinha maltês na estória, juntamente com a equipe de Produção de Arte e a autora Glória Perez. Como Nicette apresentava um pouco de receio dos bichinhos, a equipe proporcionou uma sessão de audição de aproximadamente 10 cãezinhos para que a atriz escolhesse aquele com o qual se sentisse mais confortável.  Depois disso passou por um laboratório, uma espécie de convivência com o animal durante os dois meses de pré-produção da novela, juntamente com o adestrador da maltês. Isto não só contribuiu para que Nicette perdesse seu medo, como estreitou e autenticou a relação das duas em cena. As duas desenvolveram uma grande química e a Emily realmente parecia obedecer à sua dona. A experiência foi tão gratificante que Nicette resolveu ter um cachorrinho da mesma raça na vida real.

Já Viviane Pasmanter que viveu a fotógrafa Isabel em Páginas da Vida (2006), de Manoel Carlos, quando viu que sua personagem teria um cachorro de estimação, acordou com a produção que se usasse sua cadelinha Ayline da vida real para as cenas da novela.

Assim como em gravações com crianças, muitas vezes os animais de cena contam com dublês para não se cansarem em cena. Tintas de “cabelo” especiais para animais, além de outros truques, são utilizados para disfarçar as menores diferenças. E gravações em continuidade, principalmente quando começam em países ou estados diferentes, e terminam nos Estúdios Globo, dão grande trabalho para a Produção de Arte.

Na novela Araguaia (2010), por exemplo, para os primeiros capítulos da trama, cenas de Solano (Murilo Rosa) e seu cavalo Supremo foram gravadas em Pirenópolis (GO), nas margens do Rio Araguaia (MT e GO) em Uberlândia (MG) e no Rio de Janeiro. Para tal, a equipe de Produção de Arte teve que encontrar 4 cavalos (um em cada região) praticamente idênticos para não comprometer a continuidade das cenas. O mesmo com o cavalo de Zyah (Domingos Montagner) na Capadócia (Turquia) e no Rio de Janeiro, para a novela Salve Jorge (2013).

Muitas vezes a presença dos animais é tão frequente que cativam todos os envolvidos, elenco, produção e equipe. Um belo exemplo é a vaca sagrada de Caminho das Índias, que sempre visitava Opash (Tony Ramos) em sua loja de tecidos. Emília (seu nome na realidade) era extremamente mansa, comportada e obediente. Ganhou de presente da equipe, um crachá cenográfico dos Estúdios Globo com seu nome e foto no final das gravações.

Espero que tenham gostado da minha primeira matéria. Na semana que vem eu volto com muito mais novidades deste mundo incrível da produção de arte na televisão. Até lá!

 

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens