Lilian Schiavo: O valor das coisas

Qual a diferença entre preço e valor?

Preço é quantitativo, é o quanto você paga por determinado bem ou serviço.

Valor é um conceito mais subjetivo, individual. Cresci ouvindo que as coisas mais importantes da vida não tem preço, tem valor: você não pode comprar saúde, amigos, amor, família, ética, dignidade e sabedoria.

A caminho de uma reunião aproveito o tempo para dar uma checada nas mensagens de e-mail e WhatsApp, descubro que é aniversário da pessoa que estou indo encontrar. Olho para o relógio e percebo que tenho tempo, o trânsito me ajudou e cheguei antes então aproveito para dar uma volta no quarteirão e comprar algo.

Sem muitas opções, pensei em levar um bolo mas não encontrei uma doceria, já estava desanimando quando me deparo com uma loja de chocolates. Pronto! Não vou chegar de mãos abanando.

Uma delícia de loja, cheia de opções para presentes, começo minha busca por algo simpático e de repente me pego viajando no tempo, volto muitas décadas e me vejo criança na minha primeira ida numa loja de chocolates parecida como esta.

Estava com meus pais e minha irmã, só nós, num momento família e eu podia escolher o que quisesse! Imagina essa menina perdida no meio de muitos sabores, cores e doces… sabem o que escolhi? Um trenzinho de madeira com um saquinho de bombons, minha ideia era ter algo que ficasse para sempre na minha memória e também no meu quarto, eu sabia que os bombons acabariam com algumas mordidas.

Meus pais estavam sempre trabalhando e por isso essas oportunidades eram tão especiais que permaneceram vivas na memória.

Qual a finalidade de um negócio de chocolates? Se sua resposta for fabricar produtos saborosos, você não entende o valor das coisas.

Além do sabor, tem a embalagem que pode te chamar a atenção e conter informações preciosas para quem tem algum tipo de restrição alimentar, tem o espaço físico que deve ser acolhedor, tem a possibilidade de colocar umas mesinhas para tomar um café com conversa, um sorvete e quem sabe, comprar presentes de última hora, ter atendentes treinados para responder eventuais dúvidas.

Mas, acima de tudo tem as lembranças e sensações que os presentes carregam. Um parabéns, um “Te amo”, um pedido de desculpas, um “lembrei de vc”, um gesto de carinho.

Atualmente percebo que as profissões também  estão assim, ao perguntar “O que você faz?” recebo respostas incríveis.

Conheço catadoras de sonhos, incentivadoras de leitura, desenvolvedoras de sucesso, professoras de bem estar, pesquisadoras de felicidade e especialistas em encantar pessoas.

Confesso que é bem mais divertido do que dizer que é arquiteta, médica ou advogada.

O mundo evolui e o valor agregado inclui o propósito e valores da empresa, as ações de sustentabilidade e inclusão, o compromisso com a ética, justiça e transparência.

O valor das coisas passa pelo sua mente, sua alma e seu coração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens