Márcia Sakumoto – Higashiyama: um dos maiores zoológicos da Ásia

zoológicos

Um parque abrangente com zoológico, jardim botânico e parque de diversões no meio da cidade é o orgulho de Nagoya. Higashiyama foi inaugurado em 1937 e é considerado um dos maiores zoológicos da Ásia e o segundo Zoo mais movimentado do Japão. Abriga mais de 500 espécies incluindo girafas, elefantes, gambás, pinguins, gorilas, coalas, cangurus entre outros. A área imensa pode ser explorada com um monotrilho de duas estações, facilitando o acesso aos dois lados do parque.

A estufa do Jardim botânico possui mais de 7000 variedades de plantas, foi planejada e desenvolvida no meio de uma floresta natural com pomar, jardins e flores.

No centro, a imponente torre Sky Tower com aparência de um lápis de vidro abriga em seus 134 metros de altura uma Atelier Ciel Café com suas variedades de doces, e o Sky Restaurant Nagoya no último andar com menu italiano no almoço e um refinado menu francês no jantar, atraindo várias pessoas com a vista panorâmica da cidade.

No sofá do deck de observação com vista de 360 graus, maravilhosa, conseguimos ver a 100 m de altura a cidade e arredores, podemos também acompanhar o pôr do sol eleito entre os 100 melhores no Japão.

Há uma propriedade importante com um destinto telhado de palha transferida para o Higashiyama, declarado patrimônio Mundial da Unesco em 1995, Shirakawago o vilarejo com 250 anos é famoso na região de Gifu, por suas tradicionais fazendas e construções gassho-zuruki (construções como mãos em oração), por se assemelharem as mãos dos monges budistas em oração a arquitetura desses telhados das casas de fazenda são projetados para suportar pesadas quantidades de neve, curiosamente feitos sem pregos.

A propriedade está aberta para visitação, acompanhada de belo jardim japonês.

Desde 2015 uma das principais atrações tem sido o gorila galã. A celebridade apelidado de Ikemen (cara quente) devido suas características faciais bem definidas, Shahani de 18 anos atrai multidões com seu olhar, ficou famoso depois que um visitante tuitou uma foto charmosa dele nas redes sociais.

Nascido na Holanda foi transferido para Sidney e somente em 2007 chegou no Higashiyama para reprodução, hoje é o líder de cinco gorilas, pai de dois gorilas do sexo feminino.

Na entrada principal encontrei os elefantes com uma enorme instalação inspirada no Sri Lanka. Entrei por um corredor de vidro onde pude observá-los, quanta exuberância! Em uma sessão de pedicuro seus cuidadores aparavam suas unhas, tão charmosos!

Logo mais a frente uma parede nos permiti sentir, comparar e entender melhor os elefantes, com criações de réplicas da orelha, tromba, pata e textura da pele podemos saber o tamanho de sua pegada, da sua orelha, da tromba, saber da sua alimentação, quantidade de água consumida por dia e até a monstruosa quantidade de cocô dos elefantinhos.

Chegando na mini fazenda, a atração é o contato com os animais, apesar de denominada para crianças nenhum adulto perde a oportunidade de acariciar animais fofinhos como porquinho da índia, coelho, ovelha e cabra.

Logo mais a frente ao entrar o ambiente é escuro e um pouco assustador com vários pingos iluminados no teto, simulando estrelas no céu e aquele som de floresta, me surpreendi ao aprender que o bicho preguiça é um mamífero de hábitos noturnos, como todos os que habitavam aquele ambiente, onde podemos observar de perto o compartimento de morcegos e corujas tudo bem curioso.

Uma estrutura de alumínio e vidro lembrando uma estufa me chamou a atenção. Ao atravessar a porta de vidro, notei que a temperatura era diferente, clima bastante ameno, já que lá fora a temperatura era de 5 graus, dentro da estufa deveria estar uns 25 graus.

Segui atravessando por uma passarela, havia muita folhagem, mata verde, pequenas quedas d´água, pequenas lagoas, distraída demorei para perceber lá embaixo lindos crocodilos relaxavam em pedras enormes, bem tranquilos.

Esse parque é bastante divertido os pedalinhos, barcos no lago são experiências alegres somada ao parque de diversões as crianças adoram.

Mas tenho que confessar me sinto estranha, triste em ver os animais presos para nossa diversão, apesar de ser bastante interessante entender a importância deles no meio ambiente, esse contato visual e físico é um bom aprendizado.

Ao alimentar os animais seus cuidadores os apresentam, falam das famílias, seus costumes, origens e importância deles na natureza, assim também como no jardim botânico a influência e importância da vegetação. Nessa minha visita demos a sugestões para nomear uma girafinha que acabara de nascer, em março será escolhido o nome, vamos aguardar!

Higashiyama Zoo

Fechados às segundas-feiras e dias 29/30/31 de dezembro e 1 de janeiro.

Abertura às 9:00 até 16:50.

Entrada Adulto 500 ienes

Entrada Zoo + Sky tower 640 ienes

Zoológico Higashiyama e Jardim Botânico

3-70 Higashiyamamoto Town, Chikusa-ku Nagoya-shi

464 0804

Espero que tenham curtido!!! Até o próximo domingo!

Sayonara!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens