Ro Andrioli: Tradições e costumes de Natal na Itália

O dia de Natal é comemorado em quase todo o mundo. Para os cristãos, celebra-se o nascimento de Jesus Cristo, mas muitos não cristãos também comemoram a data, seguindo as tradições como a montagem da árvore de natal, a entrega de presentes para as crianças pelo Papai Noel, reunião da família para uma farta ceia, entre outras.

Hoje vamos falar dos costumes e tradições que antecedem e acompanham toda a comemoração do Natal na Itália.

Na Itália, existe um provérbio que diz: “Natale con i tuoi e Capodanno con chi vuoi” (Natal com os seus e Ano Novo com quem quiser). Esse provérbio nos dá uma pequena dimensão da importância do Natal para as famílias italianas.

Quando falamos de Natal por lá, nos referimos a uma temporada que vai de 24 de dezembro a 6 de janeiro.

Iniciando as comemorações, já no dia 16 de dezembro, temos o Advento. O período que na liturgia Cristã precede o Natal e marca o início de um novo ano litúrgico do ano eclesiástico ocidental. É uma temporada preparatória para o Natal, que indica a espera do Natal em si.

O Dia de Santo Stefano, dia 26 de dezembro é oportunidade em que as igrejas católica e protestante recordam o primeiro mártir cristão e normalmente as famílias se reúnem novamente para jantar.

O Ano Novo é chamado de Capodanno, e o dia 31 de janeiro é conhecido como dia de São Silvestre.

A Epifania no dia 06 de janeiro, é o momento em que se festeja a Epifania do Senhor, ou seja, a primeira manifestação da divindade de Jesus à inteira humanidade, com a oferta dos presentes mais significativos e a adoração dos Reis Magos.

Todas as lojas encerram suas atividades mais cedo na véspera do Natal e nenhum comércio abre nos dias 25 e 26 de dezembro. As escolas, geralmente, fazem um recesso que vai de 23 de dezembro a 06 de janeiro. A partir do dia 26 de dezembro, muitos italianos vão para as montanhas, para passear e esquiar nos Alpes. Popularmente se diz que partem para a settimana bianca ou uma semana de férias.

Durante o período das festividades é de costume armar a árvore de Natal e o presépio, que tradicionalmente são montados no dia 08 de dezembro, dia da Imaculada da Conceição, e desmontados no dia 06 de janeiro.

Relembrando que, o que difere dos nossos costumes é que além do Papai Noel ou Babbo Natale, para eles, temos a Befana, que presenteia as crianças no dia 6 de janeiro.

A Befana, criada da fantasia popular, é uma figura muito típica no Natal italiano. Por tradição, se diz que a Befana, uma bruxinha com bastante idade, voa de casa em casa para encher as meias das crianças boazinhas com muitas balas ou presentes e das crianças levadas com muito carvão.

E a ceia de Natal? Algumas famílias não festejam dia 24 e esperam todos os familiares e amigos para abrir os presentes após irem à missa, no dia 25.

Como era de se esperar, a ceia ou almoço de Natal é bem farto. E apesar dos pratos variarem de região para região, tem sempre algo comum a todos, como: na véspera de Natal não se deve comer carne vermelha, tornando assim o peixe, o prato principal da ceia do dia 24. No almoço do dia 25 a carne vermelha é consentida. A sopa, principalmente a de galinha, reina soberana em muitas refeições natalinas. Quase em todas as partes se fazem presentes as verduras da estação, preparadas das maneiras mais variadas. Os doces que não podem faltar: Panettone, Pandoro e Torrone. A ceia termina com grandes variedades e quantidades de queijos, frutas, frutas secas e doces. Tudo certamente acompanhado daquilo que nunca falta na mesa do italiano: um bom vinho, seja ele tinto ou branco. Além do espumante, café e ammazzacaffé, ou digestivo.

Lembrando que como neste período, a temperatura na Itália é bem baixa, antes ou após as refeições, as famílias se reúnem para jogar cartas ou tômbola, um jogo muito parecido com o bingo.

Abaixo coloquei um vídeo que brinca com a tradição do Natal e relata de maneira bem divertida, a grande festa com a família italiana reunida. Quem se identifica? ?

Aproveito para desejar a todos um Natal muito especial, junto com aqueles que amamos, com muita saúde e alegrias!

 

*Fonte:

https://www.pesquisaitaliana.com.br/natal-na-italia/

http://www.brasileiraspelomundo.com/tradicoes-do-natal-italiano-17212258

 

*Os textos e opiniões dadas neste portal são de total responsabilidade de cada colunista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens