Ro Andrioli: Turismo, magia e tradição nos mercados de Natal

Já estamos praticamente em dezembro e é este o momento de pensarmos na festa mais importante do ano. O Natal! No início de dezembro, as cidades italianas, assim como seus vizinhos europeus, começam a montar seus encantadores mercadinhos.

Na verdade, especialmente em algumas cidades alpinas, sobretudo na região do Trentino Alto- Adige, a tradição dos mercadinhos é bem antiga, principalmente nas cidades de origem alemã, onde os mercadinhos existem desde a época medieval.

Difícil é escolher qual mercadinho visitar, pois além dos enfeites, músicas natalinas e lembrancinhas, podemos degustar verdadeiras delícias gastronômicas regionais!

Escolhi cinco mercadinhos considerados dignos de nota para quem vai passar o Natal na Itália. São eles:

Mercatino di Bolzano

Dentro da magnifica Piazza Walther, podemos sentir o perfume dos doces natalinos de longe, misturados ao som das músicas de Natal. Em uma atmosfera mágica podemos fazer compras e também visitar alguns lugares próximos, como o Museo Archeologico dell’Alto Adige, um dos museus mais belos da Itália. Ali se encontra Otzi, a múmia de Similaun, no auge de seus 5.300 anos!

Mercatino di Trento

A principal cidade da região completou 20 anos e é o maior da região dos Alpes. É certamente o mercado de Natal mais importante da Itália e o que mais oferece opções para quem gosta de artesanato. No total, o mercado apresenta umas 70 casinhas de madeira, localizadas entre Piazza Fiera e Piazza Cesare Battisti. Lá podemos degustar, principalmente, pratos típicos da região.

Mercatino di Merano

No mercado de Merano podemos encontrar todo o tipo de artesanato, incluindo velas, cerâmicas, enfeites de natal feitos de vidro, objetos de madeira e os maravilhosos presépios. Possui uma atmosfera romântica por estar situado entre Piazza Terme e Piazza della Remana, próximas às Termas de Merano e o famoso teatro Kurhaus.

Mercatino di Bressanone

Considerado o mais fascinante, pois acontece na Piazza del Duomo da cidade. A iluminação de Natal ressalta ainda mais a beleza da cidade medieval, dando a impressão de estarmos em um conto de fadas. De todos os produtos artesanais, os famosos anjinhos de vidro são os mais procurados por quem visita a região.

Mercatino di Firenze na Toscana

Trata-se de um mercadinho de Natal Alemão. É um dos mais antigos da Europa com 500 anos de história. Dentro da maravilhosa Piazza di Santa Croce, podemos avistar a árvore de Natal e o Presépio. O mercado oferce produtos alimentares típicos alemães como cerveja, vinhos, doces e muito mais. Iniciativas culturais e shows para crianças e adultos são oferecidos no local.

Passar o Natal na Itália e visitar os mercados de Natal, pode ser uma maneira inteligente de fazer turismo. Além de conhecer os lugares, as tradições locais, seu povo e artesanato, você terá a vantagem de poder comprar os presentes de Natal que estão faltando. Buon viaggio!

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens