Lilian Schiavo: O futuro

futuro

Faço parte da geração que nasceu sem computadores e celulares e me impressiono com a velocidade das mudanças e novidades tecnológicas. Parece que tudo ficou mais fácil, o mundo ficou conectado e acessível, as distâncias deixaram de ser um obstáculo, ficamos mais próximos e agora posso ter amigos no Alasca, se quiser.

Aprendi a escrever com caneta tinteiro, fiz curso de datilografia e outro dia estive numa exposição e me deparei com uma máquina de escrever, um telefone com disco, abridor de cartas de madrepérola e outros objetos tão familiares para mim.

Conheci meu marido quando fui passar férias na Bahia, ele italiano, morador de uma ilha paradisíaca chamada Ischia. Passamos 9 meses trocando cartas e telefonemas que nem sempre davam certo, e foi assim, de um jeito improvável e uma história romântica que estamos casados há 34 anos.

Porque estou contando isso? Para dizer que assim como a máquina de mimeógrafo e o fax ficaram obsoletos, muitas profissões irão desaparecer, principalmente as que envolvem movimentos repetitivos que podem ser executados por robots.

Segundo estudo da PwC, um em cada três postos de trabalho devem ser substituídos por tecnologia inteligente até 2025.

A boa notícia é que novidades estão surgindo! Você conhece alguém que exerce uma atividade que você nunca tinha ouvido falar?

As profissões do futuro envolvem tecnologia e qualidades que a inteligência artificial não desenvolveu, portanto, arquitetos continuarão exercendo sua criatividade, psicólogos continuarão ouvindo seus pacientes, enfim, todas as atividades que envolvem relacionamento interpessoal continuarão existindo. Engenheiros, profissionais de TI e inovação estão com seus empregos garantidos.

Características presentes na maioria das mulheres tais como: imaginação, empatia, capacidade de comunicação, sensibilidade e compaixão estão entre as habilidades exigidas nas novas profissões. Por isso, a previsão é que as mulheres ocupem mais facilmente novas posições no mercado de trabalho.

Dá para imaginar ser cuidado por um robot? Não existe substituto para um abraço, um olhar carinhoso, um ouvido que escuta suas dores. Impossível pensar numa máquina criando uma sinfonia, uma pintura, uma escultura ou uma peça de teatro.

Não tenha medo do futuro, invista no seu desenvolvimento pessoal, adquira mais conhecimento, prepare-se para o amanhã!

Viva o hoje da melhor maneira possível, sem desperdiçar seu tempo com coisas inúteis, aprenda a ouvir o seu coração e deixe as críticas de lado e  se alguém disser que não vai dar certo não acredite, lembre-se da história do sapo que superou todos os obstáculos e venceu uma corrida simplesmente porque era surdo e não ouviu quando a torcida dizia que era impossível, os sapos mais treinados e aptos desistiram influenciados pelas palavras de desânimo.

Há quem diga que o futuro é das mulheres e dos nerds, não sei se é verdade, mas tenho esperança que palavras como sustentabilidade, compliance, ética, responsabilidade e justiça façam cada vez mais parte de nossas vidas.

“O futuro tem muitos nomes.
  Para os fracos, é o inalcançável.
  Para os temerosos, o desconhecido.
  Para os valentes é a oportunidade.”

Uma resposta

  1. Lilian como sempre fenomenal sua coluna deste site. Feliz por fazer parte de uma organização competentemente presidida por você! Estamos estaremos juntas, unidas hoje e no futuro pois temos os mesmos ideais! Abraço fraterno

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens