Yara Prado: Maquiagem e autoestima

Oi,  minha gente!

Como passaram essa semana? Hoje vamos falar sobre maquiagem e autoestima, qual será o papel da maquiagem para transformar a confiança de uma pessoa?

Para iniciar esse assunto precisamos ir lá para a época rupestre, onde a maquiagem em forma de pinturas faciais e corporais era usada na preparação das pessoas para as mais diversas situações, como por exemplo as pinturas para guerra, plantio, colheita, caça, casamentos etc.

Já nesse tempo se percebia a mudança de atitude nos guerreiros quando se pintavam para a guerra, a confiança e sensação de capacidade de vencer eram elevadas com as pinturas específicas para essa finalidade.

Por outro lado, a maquiagem para embelezamento surgiu no Egito 3000 a.C. onde as pinturas eram feitas tanto para expressar sua alma ou divindade como para proteger os olhos da poeira do deserto.

Ao longo dos anos a maquiagem foi evoluindo, passando a ser artigo de luxo usado pelos maiores cargos de poder. Atualmente, mais popularizada, sendo usada como forma de expressão pessoal. Podemos inclusive afirmar que a maquiagem não é apenas forma de preparação pessoal para as situações que a pessoa vai enfrentar (como herança histórica, guerra, caça…) como também um estilo de comunicação. A título de exemplo, na hipótese de você ser uma pessoa falante, provavelmente você chamará atenção para a sua boca com um batom mais vibrante na sua maquiagem. Já parou para pensar nisso?

Sim! E você pode usar a maquiagem para impulsionar sua comunicação do dia a dia! Isso se você entender e souber usufruir desse benefício da maquiagem. Para ilustrar, imagine a situação em que você tem uma reunião de trabalho, onde deve mostrar credibilidade e segurança ao apresentar um projeto para que as outras pessoas comprem a sua ideia e valorizem a sua dedicação.

Logo você além de estudar o conteúdo, preparação intelectual, deve haver um investimento na apresentação pessoal, ora preparação visual, haja vista que já é comprovado o julgamento nos primeiros segundos de sua postura e apresentação pessoal. Portanto a sua primeira impressão é fundamental na aceitação do seu trabalho.

Sabemos também que a atenção das pessoas no seu visual será maior na região do rosto, estar maquiado de forma que transmita segurança, credibilidade é fundamental para uma leitura positiva de tudo que você ainda irá apresentar.

Lembrando que você não só se produzirá para as pessoas que irão te assistir, mas ao se olhar no espelho, você sentirá essa mesma confiança que irá transmitir aos colegas ou futuros contratantes (caso de uma entrevista de emprego, ou outra ocasião).

Uma outra situação prática do uso da maquiagem manifesta-se na preparação diária, não só para o seu ofício, como também para as oportunidades que acenam durante o seu dia, como: conhecer um prospect, surgir uma vaga de promoção. Eventos propícios para quem se encontra com autoestima elevada (sentimento de capacidade e confiança por ser uma potencial candidata a vaga).

Cabe ressaltar que sua apresentação pessoal já transmite essa capacidade, mesmo que você ainda não saiba ao certo o que vai fazer, porém sabe que pode aprender, é confiante e desprovida do medo).

Assim é importante se encontrar com o cartão de visita pronto para o sucesso (maquiagem), pois a qualquer momento você pode ser convocada para uma reunião surpresa ou até mesmo conhecer pessoas em um Happy Hour pós expediente. Sabemos que o network hoje é muito importante no mundo dos negócios.

Já nos relacionamentos, como é interessante você se preparar para os encontros, e por consequência impressionar, e sem sombras de dúvida, uma boa maquiagem te deixará ainda mais bonita. Não só fisicamente, como também transbordando energia, confiante, e por consequência usufruindo do poder da atração diante das pessoas.

Como costumo dizer: “maquiagem é muito mais do que maquiagem, é uma ferramenta para você se ver diferente, é uma lente que faz você enxergar o seu potencial que estava ofuscado, aumenta o seu senso de capacidade e te ajuda afastar medos, te impulsiona a crescer e enfrentar desafios”

Você já se maquia? Me conta aqui nos comentários como você se sente? E se você já gosta de maquiagem! Ou deseja aprender mais, acompanha o Instagram @yarapradomakeup, espero vocês!!!

**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.

Imagem 01: Arquivo pessoal da colunista

Imagens 02 e 03: Freepik

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens