As tendências de marketing para 2023 e a desinfluência digital

Tendências se renovam a cada dia e com o marketing não é diferente.

Na matéria As tendências de Marketing e Comunicação para 2022, vimos mudanças que revolucionaram o mercado e a comunicação, e agora, vamos ver a sequência destas atividades e algumas novidades que prometem mexer com o mercado e com as formas de comunicar.

Inteligência Artificial 

Essa ferramenta está tomando conta de todos os setores e seu avanço reflete a cada dia com novos recursos e serviços.

Como estratégia de otimizar tempo, custo e trabalhar com novas possibilidades, muitas empresas aderiram à esta tecnologia para melhorar a eficiência do marketing, aprimorar a personalização e inovar a experiência do cliente.

Recursos que produzem textos, imagens e vídeos em questão de segundos, apesar de ainda precisarem do aprimoramento humano, estão ganhando milhares de usuários com ferramentas como ChatGPT, DALL-E MidJourney e outros, pois as empresas estão adaptando estes programas às suas atividades.

Os chatbots não estão mais atrás de uma máquina apenas atendendo ligações e encaminhando o consumidor para as soluções dos serviços, eles estão criando conteúdos para os humanos, ganhando perfis nas redes sociais e  passando despercebidos por muita gente.

Omnichannel

Essa estratégia híbrida, muito bem aceita pelo mercado, promete crescer ainda mais este ano focando em experiências mais integradas entre marca, canais de vendas e de comunicação, já que pode oferecer serviços personalizados aos clientes.

O número de clientes que começa a interagir com a empresa através de uma loja física e dá continuidade no processo através do site, aplicativo ou vice e versa, teve um aumento relevante, e com isso, o objetivo é criar meios cada vez mais acessíveis e eficazes para otimizar ainda mais estas relações.

Realidade aumentada e virtual

A inserção de elementos virtuais em ambientes reais é uma realidade ativa e em expansão.

Dispositivos eletrônicos, como smartphones e óculos especiais estão aprimorando seus serviços para uma experiência cada vez mais realista.

O objetivo das marcas é que este recurso, através de imagens, sons e animações, gerem  informações adicionais que enriqueçam a percepção do consumidor em relação à marca.

Esta estratégia está evoluindo rapidamente e permitindo que as empresas criem situações envolventes e imersivas aos clientes.

Foco nos dados e na privacidade dos mesmos

Toda a informação deve ser gerada com base em dados reais, pois para o marketing, as ações e estratégias não podem mais ser elaboradas com base em achismos.

A tendência é que os dados sejam cada vez mais responsáveis por guiar as campanhas de marketing auxiliando em ações mais assertivas.

Porém, a vulnerabilidade dos nossos dados é um ponto preocupante ao consumidor e as marcas já perceberam isso.

Hoje, somos obrigados a fornecer dados pessoais antes de solicitar qualquer serviço ou desfrutar de qualquer benefício, portanto, para as marcas, adotar medidas para proteger os dados e a privacidade dos clientes será uma prioridade.

Responsabilidade social e ambiental

O marketing está cada vez mais comprometido com estas propostas.

Rever o quadro de funcionários com foco na diversidade e inclusão, defender as causas ambientais se atentando para a sustentabilidade, recursos renováveis e participando de ações sociais que visam o bem coletivo, a igualdade e melhores condições de vida para todos, serão o foco das empresas e um dos pontos chave no conceito das marcas para destacar os valores e a imagem da empresa perante seus consumidores.

Tendência da Desinfluência Digital

Após a pandemia, começou a existir no comportamento do consumidor uma certa mudança em relação aos influenciadores digitais, que se tornaram extremamente populares nos últimos anos.

Essa tendência consiste em uma queda relevante na confiança do público em relação às recomendações dos influenciadores, principalmente no que diz respeito à produtos e serviços que eles promovem em suas redes sociais por trás de cachês astronômicos.

É perceptível que muitos deles estão mais preocupados em faturar do que fornecer opiniões sinceras e experiências reais com as marcas.

Além disso, muitos consumidores estão percebendo que muitas vezes. os influenciadores promovem produtos que não correspondem às suas reais crenças e valores pessoais, o que gera uma impressão de falsidade e falta de autenticidade nas publis.

Muitos influenciadores já foram cancelados por esses motivos e por se envolverem em escândalos ou situações polêmicas, criando um impacto negativo para si e para a imagem das marcas que representam.

Um influenciador precisa entender que qualquer palavra mal empregada no calor do momento ou qualquer passo em falso, pode arruinar anos de trabalho e levar o dobro do tempo para a reconstrução da sua imagem.

O consumidor está cada vez mais consciente e exige responsabilidade social, moral e mais do que tudo, exige que o modo de pensar e o discurso que os influenciadores pregam sejam compatíveis com suas atitudes.

Essa tendência não significa que os influenciadores digitais vão desaparecer, mas sim, que eles como estratégia, já não tem mais o mesmo impacto do início, e que portanto, precisarão se adaptar para não perderem ainda mais a fidelidade do público, e isso envolve uma postura mais transparente e autêntica.

Da mesma forma, também cabem às marcas que investem no marketing de influência , reinventarem e buscarem novas estratégias de conexões mais genuínas e assertivas com seus consumidores.

Por fim, é importante lembrar que tendências podem mudar rapidamente de acordo com os acontecimentos, fatos e necessidades, portanto, é preciso se atualizar e se adaptar rapidamente às mudanças para manter a eficácia das estratégias de marketing.

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