Kacau: Como os brasileiros estão consumindo o Streaming?

O Streaming é uma tecnologia que possibilita maior velocidade no envio de dados via internet, e esses dados não necessitam de download, por isso não ocupam tanto espaço.

Transmitindo conteúdo multimídia via internet, o streaming assume duas formas. Quando o conteúdo é uma transmissão ao vivo, como lives, eventos esportivos ou de entretenimento, trata-se de uma live streaming, quando é gravado, assim como séries, filmes e músicas, chamamos de streaming on demand.

Entre as maiores plataformas de streaming do mundo no momento, temos:

  • Netflix (vídeo)
  • YouTube (vídeo e música)
  • Amazon Prime Video (vídeo)
  • Deezer (áudio)
  • Spotify (áudio)

Entre as redes sociais estão TikTok, Instagram, Facebook e Twitter, oferecendo streaming de vídeo e áudio através de live streaming e on demand, permitindo que os próprios usuários não só usufruam mas também produzam e transmitam seus próprios conteúdos.

O avanço da banda larga de internet e serviços 4G e 5G, abriram as portas para o crescimento do streaming de áudio e vídeo no Brasil.

A facilidade do acesso fez com que esse conteúdo ganhasse não só o mundo mas também os brasileiros, que estão entre os 5 maiores consumidores de streaming no mundo, ocupando o segundo lugar no ranking, só perdendo para os EUA.

Dados da FSB, instituto especializado em pesquisa para a comunicação de resultado, em parceria com a plataforma Roku através do levantamento “Streaming 2022”, mostram que 75% dos brasileiros usam o serviço de streaming todos os dias, 88% já madrugaram maratonando alguma série, inclusive deixando de sair de casa para encontrar com os amigos e 70% confessaram que preferem ficar em casa assistindo algum conteúdo de streaming do que ir ao cinema.

De acordo com uma pesquisa da Morning Consult, empresa global de inteligência, realizada em abril deste ano, 53% dos brasileiros assinam de 1 a 2 serviços de streaming, 18% de 3 a 4, 4% de 5 a 6 serviços e 25% ainda não assina nenhum.

Entre os meios preferidos pelos brasileiros para consumirem o streaming, estão:

  • 56% dos brasileiros consomem através de Smart TVs
  • 28% através de smartphones
  • 10% através do computador
  • 5% através do tablet
  • 3% através de outros aparelhos

Já o momento favorito dos brasileiros para o consumo do streaming é:

  • 89% consomem durante as refeições
  • 55% arrumando ou limpando a casa
  • 50% quando estão sozinhos
  • 42% nos momentos de lazer com a família

Realmente o streaming tem influenciando no hábito e no comportamento das pessoas que estão substituindo outras atividades de lazer e optando pelos momentos que o serviço oferece.

Além de ser uma tendência que já era prevista, o streaming ganhou ainda mais público com o período de quarentena e isolamento social da pandemia, e podemos perceber como o mercado que gera esse conteúdo vem crescendo e mostrando tamanha concorrência, principalmente por ter cativado um público exigente que quer um bom retorno pelo que paga na assinatura da plataforma.

A Netflix é a líder do segmento no mundo e no Brasil, mas a concorrência já começou a afetar. Dados da Just Watch, guia de busca para streaming de vídeos, apresentaram a primeira queda da plataforma em 10 anos, equivalendo a perda de 200 mil assinantes, e prevê uma perda ainda maior até mês que vem.

Enquanto isso, no Brasil, a Netflix continua liderando o ranking do streaming de vídeos:

  • 31% dos consumidores assistem Netflix
  • 22% Amazon Prime Vídeo
  • 11% Disney + ( Disney Plus)
  • 10% HBO Max
  • 8% Globoplay
  • 4% Telecine
  • 3% Star+
  • 11% outros

Entre as principais plataformas de streaming de música que conquistaram os brasileiros, estão Spotify, Deezer, SoundCloud, Sua Música, TuneIn e Podcasts via aplicativo.

Não é de hoje que os brasileiros estão entre os que mais consomem algum tipo de serviço relacionado ao meio digital, mas esse público que é exigente, já determinou o que quer e o que espera do streaming para se manter no topo do ranking de consumo.

Para os brasileiros, o serviço de streaming precisa estar sempre buscando pela inovação, acessibilidade, conteúdo diversificado para todas as faixas etárias, pouca burocracia e objetividade na aquisição do serviço, bom preço e pacotes flexíveis com custo-benefício.

Por Kacau

Imagens: Pixabay

**O conteúdo e informação publicados são de responsabilidade exclusiva do colunista e não expressam necessariamente a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens