Sueli Oliveira: Fazer ou não Terapia?

A psicoterapia é dividida em psico (mente) + terapia (curar), que consiste na prática de interações terapêuticas entre o analista (psicólogo) e analisando (paciente), possibilitando assim o entendimento de si próprio auxilia na   diminuição de sofrimentos e conflitos internos.

Muitas pessoas me perguntam o porquê se deve fazer terapia.

A terapia é uma extensão de si mesmo, começa com autoconhecimento, algumas pessoas vivem no modo automático e não se percebem seus conflitos internos e não valoriza suas emoções, não ressignifica fatos ocorridos em sua vida, amarga situações dolorosas e continua revivendo tal situação ao longo da vida.

A psicoterapia auxilia a manter o estado psíquico e auxilia no enfrentamento de perdas, lutos, traumas, dependências químicas e afetivas, relacionamentos afetivos como divórcios doenças patológicas, distúrbios metabólicos, distúrbio de imagem doenças e etc.

Olhar para si é importante, na psicoterapia a pessoa consegue mudar pensamentos, direcionar sua vida e reescrever novas histórias, não repetindo erros parentais ou erros do passado, se enxerga em um novo cenário, capaz de autoanalisar-se e conscientizar-se através de seus pensamentos e atos e mudança de atitude.

A Psicoterapia é fundamental no auxílio a terapia química em pacientes em estado mentalmente afetado ou doenças mentais, sua função é levar o paciente a ter percepção de si mesmo, auxiliando em suas mais profundas angústias.

Existem muitas abordagens na psicologia, algumas são fundamentalizadas cientificamente, o terapeuta, não é um conselheiro ou mesmo um amigo para tomar um chá da tarde, ele é um profissional que usará de técnicas e manejo terapêutico no auxílio a sua necessidade, levando a uma vida saudável e maior qualidade de vida.

Pode não parecer, mas os monstros internos nos impedem de olhar para frente ou mesmo de seguir nossas vidas e alcançar objetivos, sentimentos como medo, baixo auto estima e sensação de incapacidade, tudo isso pode gerar doenças como ansiedade e depressão.

As angustias internas é um sinal que mostra o quanto uma pessoa precisa de ajuda, deixar isso para depois e como uma bola de neve, se aumentar vira doença.

A psicoterapia ajuda no autodesenvolvimento, autoregulação e transformar pensamentos negativos em positivos, tristezas profundas, melancolias e outros sintomas que são muitas vezes tidos como frescura e são sinais de que nossa mente está doente.

Não oculte ou tenha medo de procurar ajuda, não negligencie a si mesmo, seu estado mental é tão importante ou mais valioso que seu estado físico.

Por isso, parem de dizer que: quem busca ajuda de um profissional é louco, se é isso que pensa, só aí já demonstra que precisa de ajuda, todos precisam passar por um psicólogo e tenho certeza que depois desta pandemia vão perceber a importância de um psicólogo.

A psicologia hoje é biopsicossocial vai além de ser só uma simples psicoterapia, abrange campos capazes de promover transformações humanas.

À Psicóloga

Sueli Oliveira

**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.

Imagens: Freepik

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens