Fitness: Aeróbico e musculação no mesmo dia + Dica do Coach Guto

Acredito que a maioria dos praticantes de atividades físicas em academias e atletas profissionais não negam a importância de se conciliar o treinamento aeróbio e a musculação. Podemos chamar de Treinamento Concorrente quando realizamos essas 2 atividades e ela pode acontecer:

  1.    Simultaneamente, durante o mesmo treino.
  2.    No mesmo dia, porém, realizando um tipo de treino de manhã e o outro a tarde.
  3.    Separando os treinos em dias diferentes, por exemplo, corrida na segunda e treino de força na terça.
  4.    Durante períodos de treinamento específicos.

Essa estratégia é utilizada muito por atletas como forma de manter os dois tipos de capacidades: otimização da produção de energia pela via aeróbia e anaeróbia. Entretanto, sabemos que essa divisão de treinamento precisa ser feita com muito cuidado e sempre tendo em vista os objetivos principais daquele atleta (ou daquele período de treino).

Será que um tipo de treinamento pode atrapalhar o outro?

Muitas pesquisas que abordam esse tema apresentam um decréscimo no desenvolvimento da força e da hipertrofia por conta do treinamento aeróbio ser realizado com alto volume ou alta intensidade, principalmente quando observamos esses resultados nos membros inferiores devido à ausência de um intervalo correto para o descanso da musculatura. Porém, existem trabalhos que mostram que quando os treinamentos são realizados no mesmo dia, não existe esse comprometimento.

Treinamento Aeróbio ou Treinamento de Força, ordem do tipo de treinamento tem mesmo alguma importância?

Vamos continuar pensando nas pessoas que realizam os dois tipos de treinamento no mesmo dia. Um aspecto que não pode ser negado é que a fadiga residual da primeira atividade vai acabar interferindo na segunda, porém, a literatura não apresenta um consenso a respeito dessa ordem.  As pesquisas conduzidas com essa abordagem de treinamento (as duas capacidades no mesmo dia) mostram que ao final do treino os resultados não apresentam diferenças. Outros estudos mostram que alguns métodos de alternância entre exercícios aeróbios e anaeróbios apresentam quase o mesmo número de vantagens e desvantagens. No final das contas vamos cair no mesmo funil quando falamos de treinamento que é a periodização. Seu professor vai ter que estar muito antenado para saber qual tipo de treino é mais interessante para você em determinada fase da sua periodização.

Na próxima semana falaremos sobre: O que acontece se realizarmos o Treino aeróbio antes da Musculação e vice versa.

PROFESSOR EDSON ANDREOLI

www.nutriesportes.ntr.br

Dica do Coach Guto

A importância de um coach de suplementos

Olá, a dica da semana é sobre porque você deve ter um coach de suplementos.

Pra quem ainda não é familiar com o termo coach, podemos resumir da seguinte forma: Coach é um profissional que ensina e ajuda pessoas a conquistarem um objetivo, seja em qualquer área, na vida profissional ou pessoal.

Ter um coach de suplementos ao seu lado é ter apoio de quem estudou e conhece o produto que você está tomando, é receber informações de como tomar o suplemento de forma correta para que seu investimento nesse produto seja eficaz.

Mas o maior beneficio de um coach de suplementos é de poder ajudar você a conquistar o seu resultado.

Todo coach se sente realizado quando o seu cliente atinge o seu resultado ou objetivo.

Portanto, invista em um coach de suplementos caso seu objetivo seja obter resultados específicos como aumentar a performance na atividade física, perder peso ou até para ser mais saudável.

CONSULTE SUA NUTRICIONISTA antes e corra atrás das suas metas com o seu coach.

Até mais!

COACH GUTO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens