Lilian Schiavo: Fórmulas mágicas

Lembro direitinho, como se fosse hoje, minha mãe comentando com meu pai como seria maravilhoso se ela fosse dormir e acordasse no dia seguinte com muitos quilos a menos. Ela era uma pessoa bem pé no chão, realista, médica, inteligente e sabia que as coisas não funcionavam assim.

Com o passar dos anos, ela que era bem magrinha na juventude, foi adquirindo uma forma arredondada, uma barriguinha proeminente, mas nem pensava em fechar a boca e praticar exercícios físicos, apesar de saber que nada na vida era fácil, que tudo dependia de uma boa dose de sacrifício e dedicação.

Desde então, aprendi que dinheiro não cai do céu, que não existem fórmulas mágicas para se tornar milionária em 1 semana, para perder 20 kgs em 2 dias, para conquistar o príncipe encantado, aliás, se tem uma coisa que nunca procurei foi um príncipe encantado, sempre preferi gente de carne e osso.

Essa coisa da perfeição não existe para nós mortais, somos totalmente imperfeitas.

Por essas e outras que me arrepio quando vejo anúncios vendendo ilusão, dizendo que basta acreditar, seguir um passo a passo e pronto, alcançarás o topo do mundo… fácil demais.

Não dá para ensinar a ser empresária se você nunca teve um CNPJ, nem passou pelo perrengue de passar noites sem dormir pensando em como pagar os impostos, os funcionários, os fornecedores, se não ficou com o coração apertado quando precisou demitir alguém.

Ter seu próprio negócio é motivo de orgulho, mas se prepare para ficar sem férias, trabalhar nos finais de semana e feriados, compreender que o 13º salário existe para os outros e não para você.

Quando alguma coisa der certo, você vai poder comemorar, chamar todos para agradecer e dividir a vitória, afinal, foi o resultado de um trabalho em equipe… em compensação, se alguma coisa der errado, mas muito errado mesmo, pode se preparar para assumir a responsabilidade, a culpa vai ser exclusivamente sua, por suas escolhas e decisões.

A esta altura imagino que você pense que acordei amarga, mas é que não consigo ver a enxurrada de anúncios milagrosos que prometem mundos e fundos.

Tudo bem que hoje em dia é possível entrar numa clínica de estética, se submeter a procedimentos cirúrgicos e sair transformada, mas mesmo nesse caso, tem que ter cuidados e um pós-operatório às vezes dolorido.

É, até agora não inventaram uma máquina que você entra de um lado e saia do outro abastecida de sabedoria, experiência e carisma.

Então, vamos construir nossas vidas tijolo por tijolo, numa base sólida, com dedicação, planejamento e aprendizado contínuo.

Quando criança eu dizia que preferia a verdade feia do que a mentira bonita… e continuo assim até hoje, deve ser por isso que me incomodo com vendedores de ilusões, deve ser por isso que gosto de ouvir histórias inspiradoras de pessoas que não escondem os tombos que levaram, que contam a verdade, que não se camuflam.

Tenho orgulho das amigas que se tornaram empresárias de sucesso e contam suas origens humildes, numa trajetória cheia de obstáculos, dores e traumas, assim como tenho orgulho das empresárias de sucesso que herdaram dos pais um patrimônio robusto e o levaram para um patamar mais alto.

O importante é ter consciência que para chegar lá, e seja lá onde for, você vai pagar um preço, vai trilhar uma estrada com pedras no caminho, vai sentir cansaço,  momentos para sentar e chorar, às vezes se sentir muito sozinha, com medo e insegura mas em compensação, também vai se sentir como a fênix, com foco, resiliência, coragem e fé, criando asas para voar, sem limites, com prosperidade e abundância.

No final, constatar que valeu a pena, mesmo se disserem que foi pura sorte, mesmo que niguém saiba o quanto custou para você chegar onde está.

“A fórmula da felicidade e do sucesso é simplesmente ser você mesma da maneira mais sincera que puder.” Meryl Streep

**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.

Imagem 01: Viver Natural

Imagem 02: O Pensador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens