Lilian Schiavo: Coragem

Segundo o dicionário, coragem é um substantivo feminino e significa firmeza de espírito para enfrentar situação emocional ou moralmente difícil, é a capacidade para ultrapassar situações de perigo e enfrentar o medo.

Coragem

substantivo feminino

  1.  moral forte perante o perigo, os riscos; bravura, intrepidez.
  1. firmeza de espírito para enfrentar situação emocional ou moralmente difícil.

                                                         “armou-se de c. para rever o amigo moribundo

Fonte: Definições de Oxford Languages

 

Entre as mulheres, uma das frases mais ouvidas é: está com medo? Vai com medo mesmo!

É impressionante a habilidade que temos para transformar fraqueza em força, fragilidade em superação.

Te convido a fazer uma experiência, na próxima vez que encontrar uma mulher de sucesso, daquelas que chamam a atenção pela postura altiva, cabeça erguida e aparentando muita segurança, dedique um tempo para ouvir sua história.

Provavelmente você vai se surpreender com relatos de mulheres que superaram o câncer, a viuvez, violência, abusos e perdas financeiras. Vai ouvir que foram enganadas, que tiveram que chegar no fundo do poço para olhar para o céu acreditando em milagres.

Vai conhecer mães solo que acordam de madrugada para trabalhar, que ensinam aos filhos que eles podem ser o que quiserem, que vale a pena estudar e se empenhar com afinco e dedicação, são aquelas que ouvem diagnósticos médicos e ao invés de se conformar vão à luta em busca da cura.

Mulheres que caminham sozinhas, superando obstáculos e barreiras, sendo pioneiras e desbravadoras ou mulheres que se movem em rede, acolhendo outras mulheres, todas num mesmo propósito, unidas num coletivo.

Sem dúvida, coragem é uma característica feminina e mesmo quando você encontrar uma mulher aparentemente frágil, pequena no tamanho, que fala em voz baixa, não se iluda, na verdade pode ser que ela seja uma gigante.

O ditado que diz que as aparências enganam é uma realidade quando o assunto são as mulheres, nascemos munidas de algum dom especial que nos permite sonhar sem limites, persistir sem desistir, buscar e encontrar.

Temos bússolas internas que nos direcionam para esperançar… sim, esperançar é um verbo inventado por nós e para nós.

Somos as imparáveis, as resilientes, as lutadoras, e de vez em quando podemos cansar e parar por algum tempo apenas para recarregar energia e prosseguir.

É, a vida não é fácil para ninguém, mas vamos seguindo com coragem, fé e muito amor no coração.

Como dizia a Eleanor Roosevelt:

“Você precisa fazer aquilo que pensa que não é capaz de fazer.” 

 

Lilian Schiavo

 

**O conteúdo e informação publicado é responsabilidade exclusiva do colunista e não expressa necessariamente a opinião deste site.

 

Imagem 01: Roberto Trajan

Imagem 02: Elo7

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe esta notícia

Mais postagens